Os motoristas do Quadro Geral e do Poder Executivo do Estado do Tocantins vão fazer uma paralisação nesta segunda-feira (22) na garagem central do Estado, localizada na Avenida JK, saída para Paraíso do Tocantins.

A decisão foi tomada faz uma semana, quando os motoristas estiveram reunidos na sede do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) para cobrar do Governo do Estado o pagamento de diárias que estão atrasadas. Os motoristas reclamaram que estão pagando as despesas com viagem do próprio bolso e que o Governo do Estado não está cumprindo a lei que determina que as diárias devem ser pagas antes da viagem.

Os atrasos nos pagamentos de diárias não é a única reclamação da categoria. Os motoristas afirmaram que, em muitos casos, os veículos estão sem a devida manutenção, o que coloca em risco não apenas a vida dos condutores, como também daqueles que estão sendo transportados, além das outras pessoas que estão no trânsito das cidades tocantinenses no dia a dia.

Os motoristas públicos também contaram que, aqueles que fazem reclamações começam a sofrer perseguições em seus ambientes de trabalho. Tudo isso, de acordo com a categoria, faz com que os motoristas tenham estresse elevado, o que contribui para a elevação dos riscos da atividade. “O valor das diárias é baixo e mesmo assim o governo não paga em dia – chegando em alguns casos, a 8 meses de atraso. Isto faz com que os motoristas não durmam direito e se alimentem mal”, disse um dos motoristas.

Depois de um dia de paralisação a categoria se reúne em assembleia geral na sede do SISEPE-TO para traçar novas estratégias de manifestação como forma de sensibilizar a governo a atender suas reivindicações.

 

ATUAÇÃO DO SINDICATO

O SISEPE-TO já encaminhou diversos expedientes ao Governo do Estado cobrando a regularização do pagamento das diárias e informou a situação também ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além disso, o Sindicato também encaminhou ao governador Sandoval Cardoso, um pedido de correção de R$ 32,83% no valor das diárias e proposta para que o valor da diária do motorista seja o mesmo do servidor com maior nível que está sendo transportado.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorColigação de Sandoval pede à PF investigação sobre material que circula nas redes sociais
Próximo artigoAtaídes faz caminhadas no bico e diz que região foi esquecida por adversários