eduardo siqueira
Marcelo Miranda
Marcelo Miranda

Pesquisa do Instituto Vope/Primeira Página conferiu a preferência do eleitor de Palmas para a sucessão estadual, restando poucos dias para findar o prazo de filiação partidária para os que pretendem disputar as eleições do ano que vem, e vai ingressar num partido ou mudar de sigla. O prazo estipulado pela Lei Eleitoral, de um ano antes das eleições, vence no dia 04 de outubro.

A pesquisa estimulada, quando a lista dos nomes é apresentada ao entrevistado, mostra o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) na liderança, tendo sido apontado por 32% dos entrevistados. O cenário é favorável para Miranda, mesmo com todas as dúvidas que pairam sobre a sua condição de elegibilidade. Em segundo lugar na preferência do eleitor, vem a senadora Kátia Abreu, do PSD, apontada por 13% dos entrevistados. O ex-governador Carlos Gaguim (PMDB), que também enfrenta o mesmo problema de Marcelo Miranda quanto ter ou não uma candidatura registrada, está em terceiro lugar, sendo apontado por 10%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 15 de setembro e ouviu 600 pessoas, nos setores Norte, Central e Sul, incluindo Jardins Aurenys, Taquaralto e Taquari. A margem de erro é de 4% e o intervalo de confiança de 95%.

Eduardo Siqueira

O ex-senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB), secretário de Relações Institucionais do governo do pai Siqueira Campos, aparece em quarto lugar na preferência, tendo sido escolhido por 8% dos eleitores consultados. Empatados em quinto lugar com 7% estão o senador João Ribeiro, do PR e o governador Siqueira Campos (PSDB). A sexta posição é ocupada pelo ex-ministro da Saúde, Borges da Silveira (PP), atual secretário do Desenvolvimento Econômico de Palmas, que recebeu 4% das indicações.

Nicolau Esteves, do PT, ex-secretário estadual e municipal da Saúde, foi apontado por 2%. Mário Lúcio Avelar, que foi Procurador Geral da República no Tocantins, também foi apontado por 2% dos entrevistados, enquanto o empresário Roberto Pires, presidente da Federação das Indústrias do Tocantins, recebeu 1% das indicações. Indecisos somam 12% e brancos/nulos 2%.

Eduardo tem a maior rejeição

eduardo siqueira
eduardo siqueira

Quando perguntado ao eleitor em qual dos candidatos ele não votaria de jeito nenhum, a rejeição a Eduardo Siqueira Campos, secretário de Relações Institucionais do governo, chega a 29%. Em segundo lugar está o ex-governador Carlos Gaguim, com 14% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de forma alguma. 12% declararam que também não escolheriam a senadora Kátia Abreu, que ocupa o terceiro lugar na rejeição, vindo em seguida, em quarto lugar, o ex-governador Marcelo Miranda, com 10%, empatado com o senador João Ribeiro, com 10% dos entrevistados afirmando que não votariam neles de jeito nenhum.

A quinta posição no quesito rejeição é ocupada por Nicolau Esteves, sendo apontado por 7% dos entrevistados. O atual governador Siqueira Campos teve o nome indicado por 5% dos entrevistados. Borges da Silveira, por 5%, Roberto Pires, por 2% e Mário Lúcio Avelar, por 1%. Não rejeitam ninguém 4% e não sabe/não respondeu 1%. Metodologia O Instituto Vope – Voz e Pesquisa LTDA entrevistou 600 moradores de todas as regiões de Palmas, nos setores Norte, Central e Sul, incluindo Jardins Aurenys e Taquaralto.

Critérios

A amostra representativa foi distribuída com base nos critérios de sexo, idade, grau de instrução e renda familiar, sendo aplicado questionário estruturado direto.

Margem de erro

A margem de erro é de 4% com intervalo de confiança de 95%.  (Gilberto Silva)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProfessores da rede estadual do Pará mantém greve no Estado
Próximo artigoJovem engole celular para namorado não ler mensagens