Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Marcelo Miranda lidera para Governador e Eduardo Siqueira tem maior rejeição, aponta pesquisa
    TOCANTINS

    Marcelo Miranda lidera para Governador e Eduardo Siqueira tem maior rejeição, aponta pesquisa

    Por Norte do Tocantins24 de setembro de 2013
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    eduardo siqueira
    Marcelo Miranda
    Marcelo Miranda

    Pesquisa do Instituto Vope/Primeira Página conferiu a preferência do eleitor de Palmas para a sucessão estadual, restando poucos dias para findar o prazo de filiação partidária para os que pretendem disputar as eleições do ano que vem, e vai ingressar num partido ou mudar de sigla. O prazo estipulado pela Lei Eleitoral, de um ano antes das eleições, vence no dia 04 de outubro.

    A pesquisa estimulada, quando a lista dos nomes é apresentada ao entrevistado, mostra o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) na liderança, tendo sido apontado por 32% dos entrevistados. O cenário é favorável para Miranda, mesmo com todas as dúvidas que pairam sobre a sua condição de elegibilidade. Em segundo lugar na preferência do eleitor, vem a senadora Kátia Abreu, do PSD, apontada por 13% dos entrevistados. O ex-governador Carlos Gaguim (PMDB), que também enfrenta o mesmo problema de Marcelo Miranda quanto ter ou não uma candidatura registrada, está em terceiro lugar, sendo apontado por 10%.

    A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 15 de setembro e ouviu 600 pessoas, nos setores Norte, Central e Sul, incluindo Jardins Aurenys, Taquaralto e Taquari. A margem de erro é de 4% e o intervalo de confiança de 95%.

    Eduardo Siqueira

    O ex-senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB), secretário de Relações Institucionais do governo do pai Siqueira Campos, aparece em quarto lugar na preferência, tendo sido escolhido por 8% dos eleitores consultados. Empatados em quinto lugar com 7% estão o senador João Ribeiro, do PR e o governador Siqueira Campos (PSDB). A sexta posição é ocupada pelo ex-ministro da Saúde, Borges da Silveira (PP), atual secretário do Desenvolvimento Econômico de Palmas, que recebeu 4% das indicações.

    Nicolau Esteves, do PT, ex-secretário estadual e municipal da Saúde, foi apontado por 2%. Mário Lúcio Avelar, que foi Procurador Geral da República no Tocantins, também foi apontado por 2% dos entrevistados, enquanto o empresário Roberto Pires, presidente da Federação das Indústrias do Tocantins, recebeu 1% das indicações. Indecisos somam 12% e brancos/nulos 2%.

    Eduardo tem a maior rejeição

    eduardo siqueira
    eduardo siqueira

    Quando perguntado ao eleitor em qual dos candidatos ele não votaria de jeito nenhum, a rejeição a Eduardo Siqueira Campos, secretário de Relações Institucionais do governo, chega a 29%. Em segundo lugar está o ex-governador Carlos Gaguim, com 14% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de forma alguma. 12% declararam que também não escolheriam a senadora Kátia Abreu, que ocupa o terceiro lugar na rejeição, vindo em seguida, em quarto lugar, o ex-governador Marcelo Miranda, com 10%, empatado com o senador João Ribeiro, com 10% dos entrevistados afirmando que não votariam neles de jeito nenhum.

    A quinta posição no quesito rejeição é ocupada por Nicolau Esteves, sendo apontado por 7% dos entrevistados. O atual governador Siqueira Campos teve o nome indicado por 5% dos entrevistados. Borges da Silveira, por 5%, Roberto Pires, por 2% e Mário Lúcio Avelar, por 1%. Não rejeitam ninguém 4% e não sabe/não respondeu 1%. Metodologia O Instituto Vope – Voz e Pesquisa LTDA entrevistou 600 moradores de todas as regiões de Palmas, nos setores Norte, Central e Sul, incluindo Jardins Aurenys e Taquaralto.

    Critérios

    A amostra representativa foi distribuída com base nos critérios de sexo, idade, grau de instrução e renda familiar, sendo aplicado questionário estruturado direto.

    Margem de erro

    A margem de erro é de 4% com intervalo de confiança de 95%.  (Gilberto Silva)

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorProfessores da rede estadual do Pará mantém greve no Estado
    Próximo artigo Jovem engole celular para namorado não ler mensagens
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Farm Day reúne produtores no sul do Tocantins e amplia debate sobre inovação, mercado e sustentabilidade no agro

    17 de abril de 2026

    Homem é condenado por perseguição virtual com perfil falso ao atual namorado da ex-companheira

    15 de abril de 2026

    Transparência em emendas parlamentares: MPTO detalha regras de rastreabilidade para Filadélfia e Babaçulândia

    15 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.