Foto: Lula Marquez / Agência Brasil

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participa, nesta terça-feira (2), em Santarém (PA), do lançamento do Fundo Fiduciário Multipartes das Nações Unidas (MPTF), uma parceria entre o Sistema ONU no Brasil e o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

Entre os objetivos do fundo estão fortalecer os mecanismos de governança para promover o desenvolvimento territorial sustentável e a eficácia das leis nacionais, reduzindo as atividades ilícitas; e promover o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, em harmonia com os ecossistemas naturais para a transição para um novo modelo de desenvolvimento regional.

O fundo também busca capacitar a população que vive na região (floresta, áreas rurais e centros urbanos) e apoiar cidades sustentáveis e assentamentos humanos, além de fortalecer a gestão de questões socioambientais (como resíduos sólidos urbanos, emissões de gases de efeito estufa, liberação de poluentes no ar, água e solo) e gestão de riscos, mitigando causas, aumentando a resiliência e adaptando-se aos efeitos adversos.

A criação do fundo é resultado de um Memorando de Entendimento assinado entre o Sistema ONU e o Consórcio Interestadual Amazônia Legal, composto pelos governos do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCom visita guiada, Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira registra alta em números de visitantes
Próximo artigoTemporada: bombeiros militares atenderam 77 praias e realizaram 22.595 ações preventivas