Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Aprovação do PL do deputado Gaguim permite intercâmbio universitário no exterior como substituto de estágio
    NORTE

    Aprovação do PL do deputado Gaguim permite intercâmbio universitário no exterior como substituto de estágio

    By Norte do Tocantins14 de agosto de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprova proposta que amplia possibilidades para estudantes universitários vivenciarem experiências internacionais e aprimorarem suas habilidades acadêmicas.

    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados alcançou um marco significativo ao aprovar, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 6294/19, de autoria do deputado federal Carlos Henrique Gaguim, representante de União-TO. A iniciativa traz uma importante reformulação à Lei do Estágio, possibilitando que o período de intercâmbio de estudantes universitários no exterior seja reconhecido como atividade acadêmica substitutiva ao estágio obrigatório.

    Atualmente, a legislação já permite que atividades de extensão, monitorias e iniciação científica possam substituir o estágio obrigatório, desde que estejam previstas no projeto pedagógico do curso. No entanto, a proposta de Gaguim expande essa abordagem ao incluir o intercâmbio internacional como uma opção válida. Isso possibilita que os estudantes ampliem seus horizontes acadêmicos ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades relevantes para o mercado de trabalho.

    O parecer favorável ao projeto, emitido pelo relator deputado Cobalchini (MDB-SC), foi acompanhado da aprovação de uma emenda proposta pela Comissão de Educação. O texto, agora aprovado, seguirá para o Senado, a menos que haja um recurso que solicite a análise pelo Plenário da Câmara.

    Uma das alterações notáveis trazidas por esse projeto é a flexibilização das regras de registro de estágios realizados no exterior. Segundo a emenda da Comissão de Educação, tanto empresas quanto órgãos públicos poderão estabelecer o termo de compromisso com a instituição estrangeira onde o estudante estrangeiro realiza seus estudos ou com a universidade estrangeira que recebe o estudante brasileiro em intercâmbio.

    O termo de compromisso, previsto na Lei do Estágio, é um documento que delineia as responsabilidades e obrigações de todas as partes envolvidas (estudante, universidade e entidade que oferece o estágio), além de esclarecer as atividades a serem desempenhadas pelo estagiário. Essa flexibilização tende a agilizar o processo de formalização dos estágios no exterior, contribuindo para a concretização da experiência internacional dos estudantes.

    O Projeto de Lei de Carlos Gaguim revela-se como uma iniciativa promissora para o avanço da educação superior no Brasil, ao possibilitar uma intersecção enriquecedora entre a formação acadêmica e as vivências globais. A medida não somente reconhece a importância da internacionalização no cenário educacional contemporâneo, mas também reforça o compromisso com a preparação dos estudantes para os desafios do mercado de trabalho em um mundo cada vez mais conectado e diversificado.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleFim de semana com acidentes graves e muitas mortes nas estradas no Tocantins
    Next Article Exames de sangue nem sempre exigem jejum: saiba quando é de fato recomendado 
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Após pesquisa indicar liderança ao Senado, Gaguim continua recebendo apoios e ganha adesão de lideranças de Paranã

    3 de agosto de 2026

    Amigo de Fenelon Barbosa e da família, Divino Careca morre; governador Wanderlei Barbosa lamenta

    25 de julho de 2026

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Após testes, especialistas descobrem danos irreversíveis e ponte terá que ser reconstruída do zero

    18 de julho de 2026

    Wanderlei apresenta Dorinha como sua sucessora e convoca povo do Tocantins para nova caminhada

    16 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    O povo quer continuar em boas mãos, diz Wanderlei Barbosa ao exaltar multidão em apoio a Dorinha

    6 de agosto de 2026

    Iratã Abreu oficializa candidatura à Câmara dos Deputados e defende novo futuro para o Tocantins

    6 de agosto de 2026

    Com mais de 25 mil pessoas, Dorinha é oficializada candidata ao Governo ao lado do legado de Wanderlei Barbosa

    6 de agosto de 2026

    Maurício Buffon amplia leque de apoios e chega à convenção com força política para representar o Tocantins na Câmara dos Deputados

    5 de agosto de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.