Divulgação

A partir desta segunda-feira (22), a tecnologia 5G será ativada em Palmas pelas operadoras de telefonia móvel. A medida, antecipada em uma semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para quatro capitais, vai agilizar a velocidade da conexão de internet nos equipamentos.

A Anatel informou a data na quinta-feira (18). O 5G também vai funcionar a partir de hoje no Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Vitória (ES). Com isso, 12 capitais do Brasil estão com a nova tecnologia em operação. Conforme a Anatel, as outras capitais só terão o serviço a partir de novembro.

A princípio, não serão todos os moradores que conseguirão acessar a internet móvel com a velocidade do 5G. Segundo a Anatel, a previsão é que o sinal inicialmente chegue apenas em alguns bairros contemplados, pois o edital do leilão determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes.

Mais antenas de transmissão serão necessárias para atender toda a população e o prazo previsto no edital para a instalação é de 4 anos.

Outro detalhe é que nem todos os celulares são compatíveis com a tecnologia 5G. Em julho deste ano, a Anatel homologou 70 modelos que podem ser vendidos com a tecnologia.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeito Thiago Lagoense recebe o prêmio Líder Tocantins na categoria “melhor prefeito”
Próximo artigoEx-prefeito de Eldorado dos Carajás sofre tentativa de morte