Hospital de Referência de Dianópolis

Uma decisão liminar, proferida na tarde desta terça-feira, 04, determinou o prazo de cinco dias para que o Estado do Tocantins adote medidas necessárias visando à regularização da escala de atendimento médico clínico no Hospital Regional de Dianópolis (HRD). A ordem atende ao pedido constante em Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), diante da constatação da falta de profissionais e do comprometimento no atendimento à população.

A decisão deverá ser cumprida, mediante convocação ou contratação de médicos capacitados para exercer as funções de médico plantonista, ou ainda, remanejando profissionais de outros hospitais ou setores, e ainda com a disponibilização de duas ambulâncias para o transporte de pacientes, devidamente acompanhados pelos profissionais necessários.

A ACP relatou que dos 10 médicos do hospital, cinco encontravam-se afastados e outros quatro atendiam somente a especialidades, restando apenas um para atendimentos clínicos e que por isso, o HRD, referência para sete municípios da região sudeste no Estado, estava orientando os pacientes a procurar unidades de Porto Nacional e de Palmas.

Conforme a promotora de Justiça que assina a ação, Luma Gomides, nos últimos dias, o HRD ficou até cinco dias consecutivos sem médico na escala de plantão e que um paciente asmático crônico deixou de ser atendido, porque não havia médico disponível, implicando inclusive na regulação dele para outro hospital. (Denise Soares)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDimas assina ordem de serviço para obra do Hospital Municipal nesta quarta-feira, 05
Próximo artigoTJ Tocantins manda soltar pastor Nelcivan, ex-cabo da PM