Leito de UTI

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, convocou uma comissão de Secretários de Estado na tarde desta segunda-feira, 17, para discutir os detalhes da terceira etapa de expansão dos leitos Covid-19 na rede estadual de Saúde, que devem contemplar a implantação de leitos de UTI nas cidades de Colinas do Tocantins, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

O governador Mauro Carlesse destacou que, apesar dos 360 leitos já implantados e em funcionamento, é necessário que outros municípios com localização estratégica que ainda não possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), passem a contar com essa estrutura visando ampliar a rede, desafogar os maiores hospitais e agilizar o acesso de quem precisar de um leito de UTI. “Na semana passada determinei que fossem realizados os estudos para implantação de dez leitos de UTI em Colinas. Agora vamos olhar também a possibilidade de implantar UTIs em Paraíso e Porto Nacional. Assim chegaremos a sete cidades polos com leitos de UTI do Estado para atender melhor a nossa população”, afirmou o Governador.

Ainda não reunião, o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, informou ao Governador a finalização da implantação de mais dez leitos de UTI no Hospital Geral de Palmas (HGP), que a partir desta terça-feira, 18, passará a contar com 30 leitos de UTI e 30 leitos clínicos, exclusivos para Covid-19. “Desde o início da pandemia não paramos um dia sequer de trabalhar para ampliar a nossa rede. Estamos finalizando esses dez novos leitos de UTI no HGP e na próxima semana vamos dobrar a capacidade de atendimento no Hospital Regional de Gurupi, com mais dez novos leitos de UTI-Covid. E vamos continuar, agora nessa terceira etapa para contemplar esses três municípios que ainda não tem UTI implantada para desafogar os três maiores hospitais do Estado”, declarou o secretário de Saúde.

O Secretário da Saúde também informou ao Governador a finalização do trabalho de implantação do Hospital Estadual de Combate à Covid-19, que funcionará em Palmas com 70 leitos, sendo 60 clínicos e dez de UTI. Com a nova estrutura em funcionamento e os dez novos leitos de UTI no HGP, o Governo do Tocantins chegará ao número de 440 leitos exclusivos para Covid implantados durante a pandemia.

“Nosso trabalho aqui não para. Temos que focar na necessidade principal da população. Agora está sendo UTI e tenho cobrado da nossa equipe agilidade e eficiência para ninguém fique sem assistência”, disse o governador Mauro Carlesse.

Hospital Dom Orione

Também nesta segunda-feira, o governador Mauro Carlesse autorizou o repasse de R$ 12.731.284, para o Hospital Dom Orione, de Araguaína, investir na melhoria de sua estrutura para o atendimento à população da região norte nos casos de Covid-19. Os recursos devem ser creditados para o Hospital Dom Orione, nesta terça-feira, 18.

Presentes

Também participaram da reunião, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando; o procurador-geral do Estado, Nivair Borges; o controlador-geral do Estado, Senivan Almeida; o secretário da Comunicação, Élcio Mendes; e o secretário-executivo da Saúde, Quesede Ayres Henrique Campos.

 

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno orienta sobre serviços para enfrentamento à violência contra a mulher
Próximo artigoTocantins inaugura hospital de combate a covid-19 nesta quinta-feira, 19