Governador Carlesse
Governador Carlesse

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, sanciona por meio do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 14, lei que obriga montadoras de veículos a fornecerem carro reserva similar ao cliente, caso o veículo apresente defeito de fábrica, e o mesmo não puder ser utilizado por prazo superior a 15 dias, pela falta de peças ou outra impossibilidade.

Conforme a Lei, o fornecimento de veículo reserva só pode ser realizado se o automóvel estiver dentro do prazo de garantia.

O infrator, no caso de descumprimento da Lei, estará sujeito às penalidades dispostas no artigo 56 da Lei Federal n° 8.078, sem prejuízos de outras sanções aplicáveis segundo a legislação.

E, de acordo com a Lei de autoria do deputado estadual Jorge Frederico, também são solidariamente responsáveis pelo descumprimento afirmado as montadoras, concessionárias e importadoras de veículos.

A Lei preza que cidadãos não fiquem reféns de montadoras e concessionárias que não estejam aptas a atenderem o que está disposto na garantia. O caução visa precaver o consumidor que ele terá o veículo adquirido em pleno funcionamento.

Conforme justificativa da Lei, as montadoras e concessionárias embutem a garantia no preço e acabam obrigando o consumidor a fazer as revisões do automóvel em rede autorizada.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCinco são indiciados por envolvimento em arrastão em colégio de Araguaína que deixou um rapaz paraplégico
Próximo artigoPolícia Civil faz operação contra o narcotráfico no Tocantins