Rio Tocantins – Porto Franco/Tocantinópolis – Foto: Dirceu Leno

O plenário aprovou na sessão desta terça-feira, 13, requerimento do deputado Fabion Gomes (PR) que solicita ao Governo do Estado estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental e projetos de engenharia com a finalidade da construção de ponte no Rio Tocantins, ligando os municípios de Tocantinópolis (TO) e Porto Franco (MA).

O deputado sugere que o estudo seja conduzido pela da Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação de forma a aprofundar a análise com vistas a dar condições para a construção da travessia ligando os dois municípios.

De acordo com o deputado o objetivo é tirar a região do isolamento geográfico, sendo que o maior obstáculo para o desenvolvimento, sobretudo da cidade de Tocantinópolis, é a falta de uma ponte, o que afeta o escoamento da produção agrícola e industrial.

“Essa é uma obra necessária e urgente, que vai atender as demandas econômicas e sociais da população do Tocantins, principalmente no Bico do Papagaio, e também dos estados do Maranhão e Pará, contribuindo de modo geral com o desenvolvimento de todo o país”, assegura Fabion.

Entre as matérias do Professor Junior Geo (Pros), aprovadas na mesma sessão, constam pedidos para a realização de concursos públicos para o quadro geral do Estado, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação e Unitins. O Professor quer também informações do Executivo sobre o processo de credenciamento da empresa administradora do Plansaúde e sobre seu funcionamento.

O deputado Issam Saado (PV) pediu a revisão das exoneração dos servidores da educação que estavam próximos da aposentaria. Já Jair Farias (MDB) pediu isenção do ICMS para o pescado do Estado, e cobrou a implantação de colégio militar em Sítio Novo.

A recuperação da TO-164, que liga Cristalândia a Dueré, foi uma das solicitações do parlamentar Nilton Franco (MDB), que pediu o mesmo serviço para a rodovia que vai de Marianópolis à Lagoa da Confusão e para TO-280, que dá acesso entre Natividade e Almas. Por sua vez, o deputado Delegado Rerisson (PPS) requereu à Secretaria da Saúde do Estado, reativação do serviço de radioterapia do Hospital Regional de Araguaína.

A deputada Cláudia Lelis (PV) quer informações do Governo referentes às ações de prevenção e combate a incêndios florestais previstos no período de seca deste ano no Tocantins, que a Secretaria de Comunicação reforce as campanhas de prevenção de queimadas, e que os órgãos de fiscalização apurem as responsabilidades pelos danos ambientais. Cláudia pediu também a disponibilização de sinal de celular na comunidade do Bomfim, município de Natividade, sobretudo no período dos festejos do Senhor do Bomfim.

Entre as solicitações de Valderez Castelo Branco (PP) estão a construção de muro e quadra de esportes no Colégio Estadual Getúlio Vargas, no PA Baviera em Araguaína, e arquibancada, lavanderia e cabine de imprensa no Estádio de Futebol Josué Alves, em Aragominas.

A recuperação das estradas vicinais de Rio Sono e de Sandolândia compõe os pedidos do deputado Vilmar de Oliveira (SD). Já a fiscalização realizada pelo Procon quanto ao tempo de espera nas filas das unidades de planos de saúde de todo o Estado do Tocantins é um pedido de Jorge Frederico (MDB).

Outros requerimentos aprovados pelo Plenário da Assembleia Legislativa foram os de autoria dos deputados Léo Barbosa (SD), Vanda Monteiro (PSL), Valdemar Júnior (MDB), Luana Ribeiro (PSDB), Ivory de Lira (PPL) e Amália Santana (PT).

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.