O esquema criminoso que desviou R$ 7 milhões da Prefeitura de Palmas envolveu pelo menos 10 entidades sem fins lucrativos e sete empresas fantasmas. É o que aponta a decisão que determinou a prisão temporária de 26 pessoas, incluindo três vereadores. As investigações da Polícia Civil apontaram que o esquema era dividido em quatro núcleos.

Os vereadores Folha e Major Negreiros, que tiveram a prisão temporária decretada, informaram que estão em viagem e vão prestar esclarecimentos quando voltar. A Prefeitura de Palmas disse que vai contribuir com as investigações.

A 2ª fase da Operação Jogo Limpo começou na madrugada desta sexta-feira, 3. Foram expedidos 26 mandados de prisão temporária e 31 de busca e apreensão. Até o meio-dia, 22 pessoas foram presas e quatro ainda não foram encontradas.

O dinheiro desviado seria destinado para projetos sociais e de incentivo ao esporte. Porém, teria sido usado para financiar campanhas eleitorais em 2014.

Segundo a decisão judicial, dez entidades investigadas admitiram o uso de notas frias fornecidas por sete empresas fantasmas. As notas seriam para justificar despesas e serviços não realizados. Depois, o dinheiro seria desviado para servidores e agentes políticos ou para terceiros indicados por eles.

Núcleos

A investigação apontou que o esquema possuía quatro núcleos. O primeiro, segundo a polícia, seria formado pelos operadores do esquema, que também faziam a lavagem do dinheiro.

O servidor Juliano Ebeling Viana seria o responsável por aliciar os presidentes das entidades esportivas, confeccionar os projetos a serem apresentados ao município e dar agilidade dentro da Fundação de Esportes do Tocantins. Segundo a polícia, o servidor era auxiliado pela esposa, Marcileia de Souza.

Função semelhante era exercida por Fernando Fagundes Bastos, na Secretaria de Governo e Relações Institucionais de Palmas. Além deles, outras pessoas também foram apontadas como operadoras pontuais.

Outros dois suspeitos que participavam deste núcleo eram James Paulo Maciel Vilanova e Márcio Marques Soares. Para a polícia, eles seriam os responsáveis por administrar sete empresas fantasmas e emitir notas frias.

O segundo núcleo seria constituído de servidores públicos das duas secretarias. Eles possuíam a função de agilizar os processos de liberação dos recursos públicos.

Já o terceiro núcleo, apontado como complementar, era constituído pelas entidades que teriam sido contempladas pelos convênios e outras empresas fantasmas.

Por fim, o quarto núcleo seria de agentes políticos da base aliada do poder executivo. “[…]em especial, aqueles que detinham possibilidade de ascensão ao cargo de deputado estadual ou federal nas eleições proporcionais de 2014”, apontou a polícia.

Neste núcleo estavam os políticos supostamente beneficiados pelo esquema: Waldison da Agesp, Major Negreiros (PSD), Rogério Freitas (MDB) e José do Lago Folha Filho, o Folha (PSD), além de militantes que participavam da campanha.

Confira os mandados de prisão da 2ª fase da operação:

Marcio Marques Soares

Elza Maria Silva Carvalho Soares – Servidora pública

Salvador Domingos Anjos – Presidente Federação Tocantinense de Kickboxing Amador

Waldson Pereira Salazar – Ex-vereador de Palmas

Fernando Fagundes Bastos – Servidor público

Armando Cabrera Abreus – Ex-diretor da Fundesportes

Bruno Henrique Castilho Lopes – Servidor público

Pedro Neto Gomes Queiroz – Servidor público

Neimar Tavares Magalhães – Ex-superitendente de feiras de Palmas

Adenilton de Sousa Barbosa

Cláudio Adalberto do Amaral Santos

Renato Cesar Auler do Amaral Santos

Jose Antônio Coelho Dos Santos

Pedro Coelho Dos Santos

Ana Maria Lage Rabelo

Marcelo Rosseto Claudiano – Ex-vice-presidente financeiro da Federação Tocantinense de Futebol de Salão

Jocivaldo Dias Cardoso – Presidente da Federação de Karatê do Tocantins (FEKTO)

Jarbas Pinheiro de Lemos – Presidente de um grupo de quadrilha junina

Wilson Alves da Silva – Membro do conselho municipal de políticas culturais em 2014

Marcio Keilos Simão de Carvalho – Presidente da Associação Tocantinense de Titan Cross

Flaviane Cruz Cardoso Santos – representante de uma casa de recuperação e ex-membro do Conselho Municipal de Assitência Social em 2014

Florisval Batista dos Santos – representante do Instituto de Ensino e Pesquisa Azibo Capoeira

Clayzer Magno Duarte – Ex-presidente de associação de moradores

Raimundo Rêgo de Negreiros – Vereador de Palmas

Rogério Freitas Leda Barros – Vereador de Palmas

José do Lago Folha Filho – Presidente da Câmara de Vereadores

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça poderá suspender captação de água na bacia do Rio Formoso para fins de irrigação
Próximo artigoOperação Jogo Limpo investiga desvio de R$ 7 milhões da prefeitura de Palmas e prende 22 pessoas