O deputado federal, César Halum (PRB), candidato ao Senado nessas eleições, foi o parlamentar do Tocantins mais atuante no Ranking de Plenário, conforme aponta o Instituto Monte Castelo.

Na mesma lista, a ex-primeira dama do estado e deputada federal Dulce Miranda (MDB) amarga a última colocação entre os federias do Tocantins com nota 4,8. Já o deputado Irajá Abreu ficou na penúltima colocação entre os federais do estado com nota 5,2.

Na classificação nacional, o republicano ficou em quarto lugar. A instituição analisou o posicionamento dos congressistas diante das matérias votadas em Plenário desde o início da legislatura, em fevereiro de 2015, até o recesso de julho de 2018.

Não desempenhamos o nosso trabalho esperando reconhecimento. Fomos eleitos para cumprir nosso papel de parlamentar, mas é sempre bom sermos reconhecidos por nossa atuação, disse Halum.

De acordo com o Instituto, discursos e projetos apresentados são importantes, no entanto, as votações em Plenário têm efeito decisivo sobre a importância do trabalho parlamentar para os cidadãos. Esse, segundo o estudo, é o principal termômetro da contribuição de um deputado para o Brasil.

A pesquisa analisou matérias relevantes para a defesa da vida, da liberdade e da responsabilidade. Entre elas estavam Redução da Maioridade Penal, PEC do Teto de gastos, Reforma administrativa, Cota para mulheres no Congresso, Ideologia de gênero, entre outros.

Confira a nota de todos os federais do Tocantins no ranking nacional:

César Halum: 9,0

Carlos Gaguim: 8,1

Botelho: 7,4

Josi Nunes: 6,0

Dorinha: 5,7

Vicentinho Jr: 5,5

Irajá: 5,2

Dulce Miranda: 4,8

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMais de 350 servidores associaram-se à ASSECAD no primeiro semestre de 2018
Próximo artigoEm 4 meses, Carlesse já pagou R$ 111 milhões e resgata credibilidade do Plansaúde