Sempre é hora de aprender! Preocupada com as transformações que decorrem na atualidade, especialmente no que tange o aumento da expectativa de vida, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Tocantinópolis, por meio do Curso de Licenciatura em Pedagogia em parceria com o curso de Educação Física e o CEMTI Darcy Marinho, lança o Grupo de Apoio à Terceira Idade (GATI), o qual é voltado para o fortalecimento da autonomia, emancipação dos idosos, e sua inclusão no âmbito da universidade.

O GATI tem como princípio não ser somente um espaço de acolhida ao idoso egresso da UMA ou mesmo do Projeto Atividade Física e Cognição, é o que explica a idealizadora e coordenadora do GATI, Profª. Dra Fabíola Andrade. “Além de propormos um espaço que agregue nossos idosos, este procurará ser um espaço sócio educativo que visa contribuir com a qualidade de vida dos idosos tocantinopolinos. Assim, será um espaço plural e intergeracional, de trocas e partilhas que busca também articular ações e colocar em prática os conhecimentos apreendidos pelos idosos e por nossos acadêmicos”, informou.

Tocantinópolis é um dos municípios do Tocantins que tem se destacado quando o assunto é políticas públicas voltadas para o idoso. Consoante a isso, a Universidade Federal do Tocantins desde 2009 tem, por meio do Curso de Pedagogia, buscado consolidar ações comprometidas com a equidade social, sobretudo no que concerne a inclusão social, étnica e de gênero.

Dessa forma, ao perceber o aumento da expectativa de vida vê-se a necessidade de se pensar em políticas públicas que sejam de fato norteadas nos princípios da justiça social, garantindo aos idosos o direito à cidadania plena, de forma que todo cidadão seja ele criança, jovem, adulto ou idoso tenha sua existência acompanhada do exercício de direitos fundamentais.

“O fenômeno do envelhecimento aponta para a necessidade de um delineamento de ações concretas em todos os setores sociais. Ações que buscam pensar não só na força de trabalho desse segmento da população, mas, sobretudo, na sua inserção social nos diversos segmentos da sociedade, pois a eles têm sido atribuídos novos papéis, principalmente o de estudante universitário”, elencou a coordenadora, Fabíola Andrade.

Inscrições

O projeto é voltado para pessoas com idade a partir de 50 anos. As inscrições poderão ser realizadas no período de 4 a 12 de setembro, no Câmpus da UFT ou no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Darcy Marinho. No ato da inscrição, os participantes deverão estar munidos de cópias do RG, CPF e comprovante de endereço, e uma foto 3×4. O horário de atendimento é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Estão sendo ofertadas inicialmente 100 vagas para pessoas. O projeto iniciará em 18 de setembro. Os encontros acontecerão quinzenalmente no Câmpus da UFT, em horário ainda a ser definido. Os integrantes do projeto participarão gratuitamente de palestras, conhecimentos específicos sobre educação, saúde e de cidadania, atividades físicas e de lazer, e oficinas.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDieta da felicidade: equilíbrio que alimenta o corpo e alma
Próximo artigoIris Rezende, Siqueira Campos e Marcelo Miranda recebem título de cidadão São Valeriano