A inclusão dos municípios na decisão sobre o destino do empréstimo de R$ 453 milhões pleiteado pelo Governo do Estado foi comemorada no auditório da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira, 23. Para uma plateia de prefeitos e deputados, o secretário de Planejamento, David Torres, que no ato representou o governador Marcelo Miranda (PMDB), explicou procedimentos.

“Não ficamos chateados com os questionamentos, mas não vejo por que o Estado não poderia contratar o empréstimo”, disse Torres, ao informar que a ideia partiu da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão ligado ao Ministério da Fazenda responsável pela regulação das operações de créditos dos Estados.

O secretário ressaltou que “investimento em infraestrutura dá retorno”. Ele garantiu que o Tocantins está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal, e os pagamentos, embora mantidos com dificuldade, estão em dia.

De acordo com David Torres, os prefeitos devem apresentar os projetos-base que julgarem mais prioritários aos seus municípios, no valor de até R$ 1,02 milhão (um milhão e vinte mil reais).

“Há um prazo para a aprovação do empréstimo, que inclui carta-consulta, pareceres técnico e jurídico, apresentação de cronograma de pagamentos e análise da STN. Se tudo der certo e o projeto for aprovado logo, em fevereiro ou março do ano que vem já poderemos iniciar as obras”, estimou Torres.

Para a superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Silvia Peloso, “esse milhão não vale só um milhão. Vale muito mais pela atividade econômica que impulsionará nos municípios”. (Glauber Barros)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno reforça importância da Fenepalmas para o desenvolvimento econômico do Tocantins
Próximo artigoAdapec alerta aos produtores sobre a ocorrência de uma nova praga na cultura da soja no Tocantins