Praia do Garimpinho, em Araguaína
Praia do Garimpinho, em Araguaína

A Praia do Garimpinho, ponto turístico localizado no povoado de mesmo nome a 145 km de Araguaína, receberá pela segunda vez o Torneio de Pesca Esportiva, nos dias 11, 12 e 13 de agosto. O evento traz opções de lazer e movimenta a economia local nos três dias de competição. Moram no povoado aproximadamente 800 famílias, mas na época do torneio é esperada uma movimentação de mais de duas mil pessoas, durante os dias de pescaria.

De acordo com o secretário executivo da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer, Wilamas Ferreira, toda a logística do local já está sendo preparada. “Vamos colocar placas novas nos estabelecimentos que irão vender itens durante o torneio e mapear as ruas para que todos possam chegar a praia sem nenhuma dificuldade”, destacou.

Algumas atrações artísticas também já estão confirmadas para animar as noites do torneio e atrair mais turistas para a região, como a Banda Forró Nocaute e o cantor regional Willian Júnior.

O superintendente do Esporte e Lazer do Município, Luciano Santana, disse que a competição além de saudável será um momento de descontração entre os competidores. ‘É o encontro de todos que gostam de pescaria. É um momento de trocar experiências e manter a tradição de forma sustentável, já que a após a pesagem todos os peixes serão soltos”, frisou.

Peixe mais pesado

As modalidades do campeonato são: Caranha, Tabaqui, Piau, Pacu, Tucunaré e peixe de couro (Filhote Barbado, Jaú, Pirarara e Pintado). Os pescadores irão participar utilizando lanchas ou barcos, na modalidade de arremesso.

Quem pegar o peixe mais pesado, além da satisfação pessoal que só sabe quem é pescador, leva a premiação em dinheiro. Na primeira edição, realizada em 2015, as equipes vencedoras foram Pescol, Som da Viola, Pororoca e Pousada do Rio. O maior tucunaré teve 47 cm, o peixe de couro 96,5 cm, a caranha 75 cm, o pacu 35 cm e o piau 41 cm.

Inscrições abertas

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site da Prefeitura: http://www.araguaina.to.gov.br/pesca. Os interessados devem preencher a ficha obrigatória com as informações solicitadas.

São permitidos equipes com no máximo três participantes, podendo ser masculina, feminina ou mista. Sendo que os participantes podem participar de todas as modalidades.

A taxa de inscrição por equipe será no valor de R$ 300. Para efetivar a inscrição, o comprovante de pagamento deve ser feito via depósito na conta bancária da Associação de Preservação Ecológica Natura Ativa: Banco do Brasil, Agência 0638-6, conta corrente 11162-7.

Quem não conseguir realizar a inscrição através do site poderá procurar a Secretaria do Esporte e Lazer, localizada na BR-153, Setor Entroncamento, ou se inscrever no local até duas horas antes da largada.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMais de 22 mil alunos da Rede Municipal retornam as aulas, em Araguaína
Próximo artigoIncentivos fiscais vão favorecer a implantação e expansão de empresas em Araguaína e Guaraí