Atual presidente da Assembleia Legislativa, Luana Ribeiro

Os órgãos públicos da administração direta e indireta do Governo do Estado terão de elaborar a Carta de Serviços ao Cidadão. Isso é o que determina o Projeto de Lei, apresentado na Assembleia Legislativa, pela deputada estadual Luana Ribeiro (PDT). Caso aprovado e sancionado, o serviço público estadual terá de disponibilizar ao cidadão um catálogo dos serviços executados, uma espécie de “menu” dos serviços oferecidos.

A Carta de Serviços ao Usuário tem por objetivo informar ao cidadão, os serviços prestados pelo órgão ou pela entidade do Poder Executivo estadual, as formas de acesso a esses serviços e os compromissos e padrões de qualidade do atendimento ao público.

Além da descrição das competências em si, a carta deverá trazer os requisitos de acesso por parte do cidadão, as etapas do processo, os modos de prestação de atendimento e os prazos, entre outras informações. Os órgãos também terão de informar os padrões de qualidade de atendimento: as prioridades, o tempo de espera, os procedimentos para lidar com reclamações, os mecanismos de consulta sobre a execução do serviço, os meios alternativos na falta de sistema informatizado e as estruturas mínimas das unidades de atendimento.

Luana também apresentou um Projeto de Resolução onde institucionaliza a Carta de Serviços ao Cidadão, na Assembleia Legislativa.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProposta de Carlesse proíbe transposição de rios tocantinenses
Próximo artigoTribunal de Justiça nega Habeas Corpus para Alencar Júnior, ele continua preso