Blitz em Pau D'arco
Blitz em Pau D’arco

De 27 de julho a 1º de agosto, uma equipe do Escritório Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de Pedro Afonso realizou ações de fiscalização e educação ambiental em cinco municípios da região do Médio-Araguaia. As atividades ocorreram em parceria com o Escritório Regional de Arapoema.

Os fiscais ambientais visitaram as praias dos municípios de Pau D’arco (Fofoca), Arapoema (Jacu), Bernardo Sayão (Macedônia), Juarina (Praia do Girassol) e Couto Magalhães (Porto Franco), que possuem licenças ambientais emitidas pelo Naturatins.

O objetivo foi vistoriar acampamentos e instalações comerciais e verificar a destinação correta do lixo, sendo que os cinco atrativos turísticos tiveram boa avaliação em relação à limpeza.

Blitz

Também foi realizada uma blitz educativa/repreensiva na TO-230, no municipio de Pau D’arco, na divisa do Tocantins com o estado do Pará. A ação teve o apoio da Polícia Militar do Estado do Tocantins. Foram abordados 27 veículos de diferentes portes e 44 pessoas foram orientadas. A equipe distribuiu material informativo para auxiliar na difusão de conhecimentos que ajudem a preservar o meio ambiente.

Flagrante de crime ambiental

Ainda durante a operação, os fiscais ambientais do Naturatins flagraram a construção de uma barragem/represa sem licença do órgão ambiental competente, em uma fazenda no município de Pau D’arco. O proprietário foi notificado a regularizar o empreendimento e multado em R$ 7 mil.

Educação ambiental

No último domingo, 30, na praia da Fofoca, no municipio de Pau D’arco, a educadora ambiental do Escritório Regional do Naturatins de Arapoema, Geane Monteiro, ministrou palestra no encerramento do Coletivo dos Educadores Ambientais do Território do Médio Araguaia-Tocantins. Um público de 50 pessoas assistiu à apresentação.

Ela explantou sobre o tema “Preservação das águas” e ao final da palestra foram distribidas 50 mudas de mogno e árvores frutíferas para representantaes de cinco municipios que participaram de uma descida de barco entre os municipios de  Couto Magalhães e Pau D’arco.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProcurador-Geral de Justiça requer levantamento de prefeituras com pendências com relação aos portais da transparência
Próximo artigoAcusado de cometer crime bárbaro em Bom Jesus é preso na zona rural de Palmas