A candidata a prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco (PP), garantiu que em sua gestão reavaliará a Planta de Valores Genéricos de Araguaína, para assegurar uma cobrança justa do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Ela destacou a proposta, durante uma reunião com candidatos a vereadores, lideranças políticas, membros dos partidos que compõe a coligação “Unidos Por Araguaína” e membros da sociedade civil.

De acordo com Valderez é preciso reavaliar os preços dos impostos cobrados dos cidadãos araguainenses. Para ela, um dos pontos mais importantes é fazer justiça na cobrança do IPTU. “Em alguns lugares a cobrança subiu até 1000%. É um absurdo, pois muitas famílias tiram da sua mesa para pagar o imposto. Precisamos reavaliar com urgência essa cobrança, para que o cidadão não sofra com abusos”, afirmou.

Em dezembro de 2003, época em Valderez era prefeita, a Câmara Municipal de Araguaína aprovou um Projeto de Lei de autoria da gestora que isentava famílias carentes de pagar o IPTU. A Lei nº 2.189 autorizou o município a isentar em 100% famílias que ganhavam até dois salários mínimos, e que possuíssem apenas um imóvel.

Arrecadação milionária

De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura, em 2014 o valor de 6,5 milhões foi cobrado dos araguainenses somente de IPTU.  Em 2015 a arrecadação do imposto subiu para mais de 9,4 milhões. Já em 2016, somente até a metade do ano, a cobrança do IPTU já ultrapassou a casa dos 7 milhões, verba que já está nos cofres públicos do município.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCerca de 60 candidatos procuram a Acadepol no 1º dia de matrícula do Curso de Formação da PC
Próximo artigoComunidade recebe reforma e ampliação da feira coberta de Guaraí