DSC_0234-324x235A Rede Municipal de Saúde de Tocantinópolis ganhou mais um reforço. Após meses de espera, foi finalmente inaugurada a primeira Unidade de Pronto Atendimento de Tocantinópolis, e a única do Bico do Papagaio, UPA Dr. Murilo Bahia Brandão Vilela, a qual está em funcionamento 24 horas por dia. A unidade fica localizada na Rua Floriano Santos, ao lado do Ginásio de Esportes, no Centro da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que antes os atendimentos de urgência e emergência eram realizados no Hospital Municipal José Sabóia, agora com a inauguração da Unidade, os pacientes deverão procurar o novo centro médico. “Essa é a primeira unidade com este perfil na região do Bico do Papagaio e depois de ser habilitada pelo Ministério da Saúde, irá atender demandas e outras especialidades médicas”, destacou Fabion. O prefeito lembrou ainda que a população de toda a cidade, de qualquer bairro, pode ser atendida no local.

A população começou a ser atendida desde o dia 1º de agosto. O Ministério da Saúde (MS), com contra partida da Prefeitura de Tocantinópolis concretizaram a construção da obra, orçada em mais de R$ 2 milhões. Para o efetivo funcionamento, o Município está arcando com todas as despesas, pois até a habilitação feita pelo MS, a Prefeitura terá que arquear com os recursos. Após a habilitação, o Governo Federal terá que destinar o valor de 50% da verba de custeio. Outra metade do custo fica com o Estado (25%) e a Prefeitura (25%).

Segundo o prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes (PR), o Governo Municipal garantirá, pelos próximos meses, o repasse necessário para a efetivação dos atendimentos. “Para ser habilitada como UPA pelo MS, a unidade precisa estar funcionando e o prazo para a regularização pode demorar até seis meses. Por esta razão, a Prefeitura de Tocantinópolis irá bancar com as despesas, mesmo os Governos Estadual e Federal não destinando os repasses necessários. Com o funcionamento desta unidade, irá desafogar o tão sobrecarregado Hospital Municipal”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde comunica ainda que além dos atendimentos de urgência e emergência, as solicitações de ambulâncias passam a ser feitas na UPA. Para maiores informações e solicitações, a população pode entrar em contato pelo telefone da unidade, (63) 3471-1053.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorUFT lança processo seletivo para professor substituto com 16 vagas; inscrições 15 a 28 de agosto
Próximo artigoPM divulga dicas de segurança para os jogadores de Pokémon Go