Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Termina dia 31 prazo para que prefeituras e câmaras municipais enviem legislações sanitárias ao MPE
    TOCANTINS

    Termina dia 31 prazo para que prefeituras e câmaras municipais enviem legislações sanitárias ao MPE

    Por Norte do Tocantins29 de agosto de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    Encerra-se nesta quarta-feira, 31, o prazo para que as prefeituras e câmaras municipais do Estado do Tocantins enviem ao Ministério Público Estadual o Código Sanitário Municipal e a legislação referente ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A solicitação foi encaminhada pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Consumidor (Caocon) aos prefeitos e presidentes das câmaras de vereadores dos 139 municípios do Tocantins, visando à estruturação das vigilâncias sanitárias municipais.

    O objetivo desta iniciativa é conscientizar e obrigar os prefeitos a cumprirem as legislações sanitárias. Nesse sentido, o Caocon instaurou o Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar o processo de estruturação das vigilâncias municipais.

    A coordenadora do Caocon, Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira dos Santos, relata que o MPE tem encontrado muitas deficiências em municípios do interior do Estado com relação à fiscalização sanitária de estabelecimentos comerciais. “É muito comum encontrarmos, durante as operações do Pró-Consumidor, municípios sem equipe de vigilância sanitária e outras com falhas na estruturação física, logística e de pessoal”, destacou a Promotora de Justiça.

    Após o recebimento dos documentos, será solicitada orientação técnica da Vigilância Sanitária Estadual e da Secretaria Estadual da Agricultura, para que analisem se as leis encaminhadas estão atualizadas de acordo com as legislações vigentes.

    Em seguida, será encaminhado às Promotorias de Justiça com atuação na defesa do consumidor do Estado do Tocantins material jurídico, tais como: modelo de Recomendação Ministerial, de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e de Ação Civil Pública (ACP), para que os promotores de justiça adotem as medidas necessárias com relação aos municípios que se encontrem em situação irregular.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorProcurador federal defende renovação política e diz que caos no Estado é fruto de incompetência
    Próximo artigo Banco da Amazônia ampliará sua atuação nas cidades da zona franca verde
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Senadora Professora Dorinha garante pagamento de mais de R$ 29,1 milhões e fortalece rede de saúde em 26 municípios do TO

    23 de abril de 2026

    ‘Quando descobrem, mandam embora’: vendedor que viralizou em Palmas denuncia demissão após epilepsia

    23 de abril de 2026

    CONFIRMADO! Rally dos Sertões volta a Porto Nacional volta a Porto Nacional para impulsionar turismo e economia local

    23 de abril de 2026

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    Senadora Professora Dorinha garante pagamento de mais de R$ 29,1 milhões e fortalece rede de saúde em 26 municípios do TO

    23 de abril de 2026

    Fernanda Hofmann, vencedora do Festival de Compositoras do Tocantins, lança single sobre amor não correspondido

    23 de abril de 2026

    ‘Quando descobrem, mandam embora’: vendedor que viralizou em Palmas denuncia demissão após epilepsia

    23 de abril de 2026

    Emenda de Léo Barbosa viabiliza aquisição de ônibus para Crixás do Tocantins

    23 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.