O Poder Judiciário do Tocantins avança nas políticas de conciliação, e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes, inaugurou mais três unidades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) nos municípios de Tocantinópolis, Araguatins e Augustinópolis.

Na Comarca de Tocantinópolis, a solenidade de entrega do Centro foi realizada na última sexta-feira (12/8) e contou com a presença de magistrados, servidores e autoridades locais. No evento, o presidente do falou sobre a importância de se implantar a cultura da conciliação na sociedade. “O Cejusc é um dos pilares da mudança na prestação jurisdicional. Somos um Judiciário de vanguarda, nos orgulhamos disso, investimos na pacificação social e acreditamos no trabalho dos Centros, pois sabemos que eles representam um novo momento para a Justiça brasileira”, disse o magistrado.

A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Umbelina Lopes Pereira, também esteve presente na entrega das três novas unidades do Cejusc e destacou a importância das ações voltadas para o tratamento adequado da solução de conflitos. “A conciliação está ganhando protagonismo no sistema de Justiça, a magistratura tocantinense está empenhada na busca pela pacificação social e estamos felizes em receber o apoio do Tribunal. Desenvolver projetos que estimulem e auxiliem a solução amigável dos processos é oferecer à população a opção do diálogo e, com certeza, toda a sociedade tem a ganhar com isso”, concluiu.

O coordenador do Cejusc de Tocantinópolis, juiz Helder Carvalho Lisboa, ressaltou a importância da implantação dos Centros também nas comarcas do interior do estado. “Temos que tratar o cidadão que procura o Fórum com atenção, e o Cejusc abre as portas para ouvir os jurisdicionados e oferecer uma solução mais rápida às suas demandas”, afirmou.

Araguatins

Na Comarca de Araguatins, a solenidade de entrega do Cejusc foi realizada na manhã desta segunda-feira (15/8). Magistrados e servidores participaram da cerimônia.

Para o coordenador do Centro da Comarca, juiz José Carlos Tajra Reis Júnior, “a estruturação do Cejusc demonstra preocupação do TJ com a busca pela pacificação social e coloca o Tocantins, mais uma vez, à frente dos demais tribunais do Brasil”.

Augustinópolis

Em Augustinópolis, a cerimônia de entrega do Cejusc foi realizada também nesta segunda-feira (15/8) e, além da presença de magistrados e servidores, o evento foi prestigiado por diversas autoridades locais e estudantes do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic).

Para o diretor do Foro e coordenador do Cejusc, juiz Jefferson David Asevedo Ramos, a entrega da unidade à Comarca representa uma conquista para a região norte do Tocantins. “O TJ está nos presenteando com a estrutura necessária na busca pela paz social, acredito no trabalho dos servidores do nosso sistema de Justiça. Somos agentes da pacificação e todos nós estamos comprometidos com os objetivos do Centro”, afirmou o magistrado. (Maria Gabriela)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMutirão de ações de responsabilidade civil realiza 428 acordos em Araguaína
Próximo artigoMédicos entram em greve pela 1ª vez em 27 anos, outras categorias já estão paralisadas à dias no TO