Enquanto o Governo do Estado insiste em negar os transtornos causados pelos nove dias de greve geral dos servidores públicos estaduais, o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) informa que as mobilizações continuam acontecendo em todo o Estado, normalmente. Em Palmas e no interior, os servidores de todas as categorias estão unidos e realizando protestos, atos públicos e concentrações.

Até esta quarta-feira, 17 de agosto, foram registrados Atos Públicos em Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Araguatins, Gurupi, Guaraí, Miranorte e Miracema. Ainda estão previstos outros protestos para Araguaína, Ananás, Augustinópolis, Dianópolis e Tocantinópolis e devem acontecer até a próxima sexta-feira, dia 19.

Além dos atos públicos, o SISEPE-TO está com pontos de concentração para os grevistas em todas as cidades onde já aconteceram protestos. Os grevistas se revezam entre permanecer na concentração, visitar os órgãos públicos estaduais e realizar mobilizações de rua.

Em Taguatinga, Pedro Afonso, Natividade, Colinas, Palmeirópolis, Paranã, Cristalândia e Formoso do Araguaia também há pontos de concentração organizados pelo SISEPE-TO.

Próximos dias

Na próxima quinta-feira, dia 18 de agosto, a segunda maior cidade do Estado vai receber um grande protesto de rua que está sendo chamado de ATO PÚBLICO CONTRA O CALOTE. Em Araguaína, a mobilização sairá às 8 horas, da Praça das Bandeiras, passando pela Avenida Cônego João Lima e envolverá os servidores de todas as categorias em greve.

Também em Dianópolis haverá protesto nesta quinta. A partir das 15h30, os servidores partem da Praça da Prefeitura e vão percorrer as principais ruas da cidade com faixas e carro de som.

Na Capital, os protestos se concentrarão ao longo de toda a semana na Assembleia Legislativa, onde os grevistas têm acompanhado as sessões e buscado a intervenção dos deputados estaduais para que o Governo apresente uma nova proposta de pagamento da data-base.

Atuação conjunta

Em todas as cidades que têm acontecido protestos, o SISEPE-TO destaca a união dos servidores do Quadro Geral com os profissionais da Educação e da Saúde que já deflagraram greve, representados, legitimamente por seus Sindicatos.

Pauta de reivindicações

Apesar de estarem com inúmeros direitos em atraso, os servidores públicos estaduais em greve reivindicam juntos uma única pauta: o pagamento da data-base do Poder Executivo, ou seja, a revisão geral anual que corrige as perdas tidas com a inflação.

Vencida desde 1º de maio, a data-base é um direito assegurado pela Constituição Federal (art 37) e não incide sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LFR).

Estão atrasados os retroativos da data-base 2015 e o índice da data-base 2016 que é de 9,8307%. A negociação tem sido marcada pela postura autoritária e inflexível do Governo que se nega a pagar os direitos dos servidores públicos do Executivo.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPresos irmãos suspeitos de matarem 5 da mesma família na BR-153, próximo Wanderlândia
Próximo artigoIrajá Abreu reúne com Raul Filho e os candidatos a vereadores do PSD de Palmas