Ação conjunta da Superintendência Estadual de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Tocantins), Agência Estadual de Metrologia (AEM) e Agência Nacional de Petróleo (ANP) resultou na apreensão e descarte de 275 produtos com data de validade expirada, encontrados durante fiscalização em oito dos 14 postos de revenda de combustíveis em Porto Nacional e no distrito de Lusimangues. Um dos itens, óleo lubrificante, tinha data de vencimento em 2010.

Na última sexta-feira, 19, foi encerrada a operação iniciada dia 16. Por descumprimento da legislação estabelecida no Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Procon aplicou 08 Autos de Infração, originados em exposição de produtos sem preço e vencidos, ausência do Código em local visível e de fácil acesso e manuseio por clientes e frequentadores. Configura-se prática abusiva e o Procon fiscalizou também, o preço diferenciado para pagamento com dinheiro e cartão.

De acordo com o gerente de Fiscalização do Procon, Magno Silva Pinto, os postos foram autuados e terão 10 dias para apresentar a defesa. Após esse prazo, o processo vai para julgamento, com possibilidade de penalidades aplicadas, tais como multas, levando os julgadores em conta vários requisitos, tais como se a empresa é reincidente, faturamento, entre outros.

O superintendente do Procon, Nelito Vieira Cavalcante, é entusiasta desta união de esforços dos órgãos de defesa dos direitos do  consumidor. Para ele, “o sucesso de cada trabalho reforça a credibilidade que o Governo do Estado tem conquistado nesta gestão.” Este ano foram três ações executadas em parceria no Estado, em Araguaína, Palmas e agora em Porto Nacional.

 Cada órgão verifica assuntos de sua competência, em separado. A Agência Estadual de Metrologia, delegada do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia no Tocantins, faz o aferimento das bombas, conferindo se a quantidade de litros que consta na tela é a mesma que cai nos tanques dos veículos. Fiscalizando ainda dimensão da mangueira e litragem.

 A Agência Nacional de Petróleo verifica toda documentação do posto, faz análise rápida dos combustíveis e coleta amostras para análise em laboratório. Magno Pinto diz que “essa ação permite um RX de cada posto”.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJuizados Especiais têm competência para tratar de demandas bancárias envolvendo indígenas
Próximo artigoCerca de 60 candidatos procuram a Acadepol no 1º dia de matrícula do Curso de Formação da PC