As feiras agropecuárias que serão realizadas no Tocantins ao longo do segundo semestre deste ano vão contar com apoio financeiro do Governo do Estado na ordem de R$ 1 milhão. Os recursos são provenientes do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), destinados à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet).

Com o apoio, o Estado pretende promover a atração de turistas e gerar emprego e renda nos 17 municípios a serem contemplados.

O subsecretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Carlos Bezerra, destaca a importância das exposições para o agronegócio tocantinense e lembra que as feiras estimulam o desenvolvimento da economia local, ao favorecer a realização de negócios, como a aquisição de maquinários e rebanhos. “Isso reflete sobre toda a cadeia de fornecimento, desde a rede hoteleira – que recepciona os visitantes – aos artistas, operadores, comerciantes que vêm de outras regiões, até os palestrantes, que abordam temas como novas tecnologias”, explicou.

Paulo Carneiro, presidente da Faet, reforça que o recurso financeiro a ser destinado pelo Estado é importante para a classe produtora. “Essa verba vai ser distribuída para várias feiras, então, a parceria é de grande valia”, disse.

Com o montante, será apoiada a realização de eventos sete municípios da região norte, nos municípios Tocantinópolis, Augustinópolis, Abreulândia, Colinas, Xambioá, Araguatins e Pedro Afonso. E em outros dez no restante do Estado, nos municípios de Lagoa da Confusão, Taguatinga, Araguaçu, Figueirópolis,  Aliança, Dois Irmãos, Dueré, Porto Nacional, , Dianópolis, e Palmas. “Isso vai ser uma ajuda para a gente conseguir trazer o produtor para dentro do parque de exposições, e lá, teremos várias atividades de reciclagem, como palestras e oficinas”, finalizou Paulo Carneiro.

Mais recursos

No primeiro semestre, o Executivo estadual já havia destinado R$ 1 milhão para a realização de eventos desta natureza, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em convênios firmados com sindicatos rurais. Entre as exposições já realizadas e as que ainda estão por vir, o Tocantins conta com feiras agropecuárias em mais de 40 municípios.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAudiência pública sobre Cultura reúne classe artística e poder público
Próximo artigoSebrae em Araguaína está com inscrições abertas para curso ‘Começar bem’