Após a realização de estudos pelo órgão técnico de ensino da Polícia Militar e autorização do Governador Marcelo Miranda, Araguaína receberá uma unidade do Colégio Militar a partir de janeiro de 2016.

Como estrutura para implantar a referida unidade de ensino poderá ser utilizado o Centro de Ensino Médio Doutor José Aluísio da Silva Luz, no Setor Coimbra. Conforme explica a major PM Iramara Galvão Sales, Coordenadora de Ensino da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa – DEIP, da Polícia Militar, será criada uma comissão mista entre os servidores da Secretaria de Educação e policiais militares para que seja viabilizada a instalação até o início de janeiro.

 “Inicialmente a escola irá receber todos os alunos já matriculados na instituição, cerca de 2 mil, nos três turnos. Para as próximas turmas será realizado processo seletivo conforme já é aplicado nos demais Colégios Militares na Capital”, destaca a major. A major ressalta que um Colégio Militar é uma escola pública de ensino estadual, onde é feito um Termo de Cooperação Técnica entre Secretaria de Estado da Educação – Seduc e Polciia Militar  do Estado do Tocantins, sendo que a PM se responsabiliza pela nomeação dos Diretores das Unidades Escolares, responde pela gestão pedagógica, disciplinar, administrativa e financeira das Unidades.

Já a infra-estrutura a prestação do serviço pedagógico, o que engloba os professores, são cedidos pela Seduc. Conforme o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Glauber de Oliveira Santos, esse é um pedido que há tempos os moradores fazem e agora o Governo do Estado está atendendo.

 “Essa é mais uma conquista de grande importância visto que a Polícia Militar está atendendo a um anseio da sociedade araguainense. Há algum tempo a população solicita uma unidade de ensino militar no município e o Governo do Estado está viabilizando esse processo”, comenta o Comandante. Segundo o Comandante Geral também está em fase de estudo a implantação de um Colégio Militar em Gurupi para dentro em breve. “Sabemos que esse é um modelo que tem funcionado com grande efetividade, a exemplo das unidades de Palmas, que cada vez mais vêm se destacando pelos ótimos resultados no Enem e em vestibulares.

Os membros da sociedade civil reconhecem a eficiência desse modelo educacional e nós estamos a disposição para levar essa idéia adiante no trabalho com o público jovem repassando valores como disciplina, moral e ética, além do conhecimento que os prepara para a vida profissional e social”, finaliza o Comandante Geral.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorRonaldo Dimas participa da inauguração do novo campus da Facit
Próximo artigoHomem se divorcia da esposa porque ela demorava muito servir o jantar a ele