Nesta quarta-feira (29), o Movimento SOMOS mobilizou apoiadores pelas redes sociais ao lançar sua pré-candidatura virtual. Primeiro mandato coletivo do Tocantins e da Região Norte do Brasil, o grupo objetiva buscar uma vaga na Câmara de Vereadores de Palmas. Esse modelo de candidatura já ocorre em outros Estados como Goiás, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, e tem crescido nos últimos tempos nos demais entes federativos.

Nessa nova proposta de democracia além da figura do Vereador, aparecem as figuras dos Covereadores e das Covereadoras, que compartilham da vida do gabinete e tem o mesmo poder de decisão do mandatário. No caso do SOMOS, o vereador que deve ser registrado na urna como candidato será o servidor público e ativista social Alexandre Peara, filiado ao PSB. A covereança será composta inicialmente pela administradora e pesquisadora, Thamires Lima, e pelo estudante de arquitetura e urbanismo e militante da juventude, Augusto Brito.

Em vídeo lançado nas redes sociais, os representantes do SOMOS compartilham parte de suas histórias e experiências desde que chegaram a mais nova capital do Brasil. “Palmas me deu liberdade para ser quem sou, me deu amigos para vida toda. Essa cidade me definiu. Estudei, meu primeiro emprego foi aqui, a família que conquistei é palmense. Palmas me fez sonhar antes mesmo de chegar aqui, queria tanto ser alguém na vida e ela realizou todos meus sonhos”, declaram.

De acordo com Peara, já era possível identificar o processo de virtualização das campanhas eleitorais nos pleitos anteriores. Com a pandemia, o uso dos meios digitais foi acelerado. “As redes sociais são ferramentas eficientes de interação direta com vários públicos, ampliando a inclusão e a comunicação entre um grande número de pessoas, com visões e experiências diversas. Nós do SOMOS vamos usar esses meios para compartilhar essa construção coletiva, propostas e projetos para Palmas. O propósito é fazer política de forma inteligente, engajada, em redes e nossa pré-candidatura vai mostrar isso”, afirmou.

As publicações acompanharam cards explicativos a respeito de como funciona o mandato e quem são os integrantes do movimento. De maneira espontânea, as hashtags #MandatoColetivo e #SomosPalmas chegaram aos trending topics do Twitter tocantinense. Engajados em ocupar as redes sociais, centenas de apoiadores também gravaram vídeos onde reforçam que seus perfis foram conquistados pelo SOMOS.

Thamires afirma que uma das coisas mais bonitas do mandato coletivo é a construção conjunta. “Saber que temos o apoio de nossos familiares, amigos e até pessoas que não conhecemos ainda, mas que se identificam com o projeto, é muito gratificante, porque todas e todos entendem que ele não é nosso, é de uma coletividade. Por isso, a construção é orgânica e enriquecedora.”, declarou.

A respeito das mudanças que buscam promover, o grupo reforça o discurso contra a reeleição e redução dos privilégios no legislativo municipal. Ao analisar a Câmara de vereadores, Augusto constata que é necessário alterar a lógica de funcionamento dos gabinetes. “Queremos um mandato produtivo e eficiente, que atenda demandas da sociedade que hoje não são atendidas, enquanto reduzimos significativamente o uso de verba pública e as regalias”, concluiu.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHomem morre após cair da mureta do cais do porto em Araguatins
Próximo artigoRomarias do Senhor do Bonfim serão transmitidas, ao vivo, pela internet