Uma mulher de 46 anos, que estava perdida em uma mata no Assentamento Só Se Vendo, em Nova Rosalândia, a cerca de 117km de Palmas, no Vale do Araguaia, encontrou o caminho de casa graças a ação dos bombeiros militares da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS) de Palmas, no início da tarde de segunda-feira, 06. O sucesso da ação é compartilhado com dois cães de busca da instituição, o cão Ulf e a cadela Sky.

Marivane Barbosa da Silva se perdeu domingo, por volta das 13h, numa área alagada, mas dentro da mata, nas proximidades do Assentamento. Familiares iniciaram as buscas e só depois de mais de 20 horas do ocorrido, é que acionaram o Corpo de Bombeiros Militar. Com apoio dos dois cães, a equipe composta de três integrantes demorou cerca de uma hora e meia para executar a varredura e obter sucesso.

Segundo relatou o sargento Raphael Mollo, chefe da equipe, a estratégia logo de manhã foi verificar o mapa da região e preparar o cão (Ulf) com a técnica do “odor específico”. “Apresentamos a ele o odor da vítima através de um artigo coletado no quarto dela e deixamos o cão trabalhar”, explicou. Já na mata, Ulf chegou a uma área alagadiça e ali se manteve farejando, dando sinais de que Marivane poderia estar por perto.

Entrou em cena, então, a cadela Sky, na segunda etapa da estratégia da equipe. “Descartamos parte da área alagada, e por volta das 13h, saímos do local para descansar os cães e almoçar. As buscas na outra parte da área seriam feitas depois do almoço, logo após a pausa do descanso. Porém por volta das 13h15, avistamos a vítima saindo da área que seria foco da continuidade do nosso trabalho no período da tarde”, conta Raphael Mollo.

Segundo o sargento, Marivane estava desidratada e desorientada. A mulher foi socorrida pela equipe e familiares e levada para a casa. “Ela nos contou que só conseguiu encontrar o caminho de volta após ouvir a nossa movimentação com os cães na área alagada”, frisou o sargento.

Familiares e vizinhos relataram que não fizeram buscas na mata, pois a mulher não tinha costume de entrar no local sem a companhia de alguém.

Aviso imediato

O sargento Raphael Mollo reitera a importância do acionamento imediato após a constatação do desaparecimento de pessoas, para maior eficiência nas buscas.

“Quanto mais rápidos somos acionados, melhor é a eficácia dos cães nas buscas. Em caso de desaparecimento, pedimos que nos acionem o quanto antes.  Não precisa esperar 24 horas para fazer o acionamento. Se tem total certeza que alguém sumiu, já nos chamem.”

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCaminhão cai dentro de rio no Tocantins durante travessia de balsa
Próximo artigoContrariando lei, Tribunal de Justiça do Tocantins autoriza BRK cobrar tarifa de esgoto, Moisemar recorre de decisão