O cordel e o realismo fantástico são as inspirações do mais novo produto lançado, esta semana, pelo canal tocantinense, Taquaruçu Garden , no youtube. Baseado em depoimentos e estórias dos moradores e descedentes dos andarilhos que ocuparam a região de Taquaruçu, o curta “Caminhos da Esperança” é um documentário leve, dinâmico e cheio de ritmo, que conta com as vozes dos músicos Braguinha Barroso e Genésio Tocantins, como os narradores Cajuí e Mangaba.

Além da dupla de repentistas, a história é narrada pela personagem Neuzinha da Janela, que ganha vida na voz de Marília Mendes. ” É uma grande homenagem aos escritores de Cordel e à história dos primeiros moradores desse pedacinho do paraíso que é Taquaruçu”, destaca o crônista e diretor do curta, Edson Cabral.

Cabral, também ressalta o estilo literário escolhido para contar esta história. O “Realismo Fantástico” é um conceito aplicado a inúmeras produções artísticas em que elementos da realidade e da fantasia se misturam gerando uma alegoria única e harmônica. “Nos permite combinar fatos históricos, lendas, folclores e histórias pessoais, gerando uma narrativa nova, criativa e encantadora que conta a saga das ocupações territorial, social e econômica do Vale do Taquaruçu.“, disse.

Com 19 minutos de duração, o vídeo já pode ser acessado no Youtube, no canal Taquaruçu Garden, ou clicando no link: https://bit.ly/3eHJvTI.

Canal

“Caminhos da Esperança” é a quarta produção lançada pelo canal Taquaruçu Garden, este semestre. Além da produção, estão disponíveis para acesso no canal, o curta “A terceira Margem do Rio”, o Teatro Virtual “Graciliano” e o show e documentário musical “Operários das Letras – Artistas do Canto”.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSábado com 254 novos casos de Covid-19 no Tocantins; total ultrapassa 17 mil
Próximo artigoAraguatins: vândalos são obrigados a repor placa de orientação ao covid-19 que destruíram