A organização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou na última sexta-feira, 5, a lista dos participantes classificados para a próxima etapa da competição. A lista dos classificados está disponível no site da olimpíada, onde também constam o regulamento, cronograma e descrição das próximas etapas.

Em 2019, o Tocantins contou com um total de 183.610 estudantes inscritos, vindos de 707 escolas públicas e particulares. Deste total, a rede estadual de ensino registrou mais de 145 mil participantes, de 406 unidades de ensino.

Passada a primeira fase da Obmep, apenas 9.180 alunos conseguiram se classificar para a próxima fase da olimpíada, que será realizada no dia 28 de setembro, às 14h30. Esta fase consiste na realização de uma prova discursiva contendo seis questões aplicada em centros escolhidos pela organização da olimpíada. Participam dessa fase apenas os alunos classificados, segundo os critérios descritos no regulamento da competição, disponível no site da Obmep.

Já a primeira fase foi realizada por meio da aplicação da prova objetiva, de 20 questões, diferenciadas por níveis em cada escola inscrita. A correção foi feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela Obmep.

William Carlos de Sousa, um dos coordenadores regionais da olimpíada, disse que a Obmep é uma janela para o futuro. “A olimpíada promove não apenas o ensino de matemática nas escolas, como também é referência para a seleção de estudantes em programas científicos, a exemplo do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr), no qual os alunos premiados têm acesso a aulas em polos criados em todo o país e, com isso, podem expandir o conhecimento sobre matemática”, frisou.

Premiado

O estudante Ryan Alves Teixeira, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Profª Aldenora Alves Correia, de Tocantinópolis, será premiado em cerimônia na cidade de Salvador, capital da Bahia, nesta segunda-feira, 8. O estudante irá receber medalha de ouro pelo desempenho na 14ª edição da Obmep, realizada em 2018.

Obmep

A Obmep é resultado da parceria entre o Governo Federal, o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O objetivo é estimular o estudo da matemática e contribuir de maneira significativa para a melhoria da qualidade da educação básica, promovendo a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas. Também promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e identifica jovens talentos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, além de aperfeiçoar os professores contribuindo, assim, para a sua valorização profissional.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorInconformado com o fim de relacionamento, homem mata a ex-mulher com tiro de espingarda
Próximo artigoCantor sertanejo nacional, Kleo Dibah, é atração confirmada no Arena Mr. Bull no dia 31 de agosto, em Palmas