O Governo do Tocantins pretende retomar em breve o programa Pioneiros Mirins, que, por algum tempo, foi o maior programa de Assistência Social do Brasil. Um estudo para reimplantação do projeto foi solicitado à Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), que irá operacionalizar o projeto.

O levantamento vai apontar o novo modelo do programa e a faixa etária dos beneficiários, mas é certo que as ações serão voltadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, resultantes da falta de rendimentos, discriminação, abandono e exclusão. A ideia é disponibilizar aos pioneiros mirins atividades lúdicas, esportivas e culturais, pautadas pelas necessidades, expectativas e desejos da criança e do adolescente.

Para a retomada do programa, o Governo pretende buscar apoios de entidades e empresas que possuem programas de responsabilidade social. Propostas de parcerias serão encaminhadas a empresas como Energisa, BRK Ambiental e outras que podem ajudar o Governo na manutenção do programa.

Histórico

O programa Pioneiros Mirins foi criado em 1989 pelo Governo do Tocantins. Chegou a ter mais de 40 mil beneficiários que recebiam bolsa-auxílio e participavam de atividades em núcleos regionais e municipais. O programa passou por diversas etapas e adaptações, mas foi desestruturado nos últimos anos e acabou sendo extinto no ano de 2017.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia prende suspeito de ameaçar a própria avó de morte em Guaraí
Próximo artigoCassado por duas vezes, cúpula do MDB defendem candidatura de Marcelo Miranda ao governo