Cerimonia indígena/ Foto Juliana Carneiro
Cerimonia indígena/ Foto Juliana Carneiro

Na última sexta-feira, o projeto Identidade Jovem (ID Jovem) foi lançado pelo secretário Nacional da Juventude, Assis Filho, na aldeia indígena Porteira da etnia Xerente, no município de Tocantínia. Ação contou com a participação do superintendente da Juventude da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Ricardo Ribeirinha e autoridades locais.

Assis se emocionou ao viver o seu primeiro contato com os povos indígenas. “Sou natural do Estado do Maranhão, um local com muitas comunidades indígenas, mas essa é a primeira vez que visito uma aldeia. Estou emocionado com a maneira como fui recebido aqui. Saio deste local com o folego revigorado, com muita força para levar as demandas desse povo”, afirma. Uma apresentação com jogos e danças tradicionais foi realizada pelo povo Xerente.

Além de falar do ID Jovem o secretário Nacional participou de uma cerimônia na qual foi batizado pelos povos e recebeu o nome de Waikairã, que significa homem de pele branca. O cacique da Aldeia Porteira, Tiago Xerente, entregou um ofício à Assis, com algumas demandas solicitadas ao secretário, que se comprometeu em auxiliar seus encaminhamentos. “Me comprometo a marcar uma reunião com o Ministro do Esporte para auxiliar na articulação de uma quadra poliesportiva para essa comunidade indígena e faço ainda um compromisso que sei que tenho total condições de cumprir, vamos entregar um kit esportivo para cada jovem indígena desse local”, afirmou.

O superintendente da Juventude Ricardo Ribeirinha, ressaltou a importância de realizar o lançamento do Projeto ID Jovem na Aldeia Porteira. “Esse é um programa para viabilizar o acesso a diversos serviços a comunidade de baixa renda, essa ainda é a situação do jovem indígena no Tocantins. Esse foi um dia muito importante para as Políticas Públicas da Juventude no Estado do Tocantins”, pontua.

O cacique, Tiago Xerente, ficou muito feliz em receber a ação de lançamento do Programa ID Jovem na Aldeia Porteira. “Reunimos aqui não só os habitantes da Porteira, mas de diversas aldeias da região do Funil, esperamos que esse Programa venha contribuir muito para nossos jovens, para que tenham mais direitos e consigam mais acesso a Políticas Públicas”, disse.

Uma das moradoras da aldeia, Eliete Xerente, ressalta que a população indígena precisa ser mais pautada pelos gestores públicos. “Hoje um secretário Nacional esteve aqui e pode conhecer a nossa realidade. Ter esse tipo de ação realizada em nossa aldeia é importante para isso, para que as pessoas possam se colocar no nosso lugar e perceber do quanto ainda precisamos. Espero que aconteçam mais ações por aqui e que mais políticas públicas cheguem para nós”, concluiu.

Beneficiários do Programa

Além dos jovens indígenas, o programa beneficia todos os jovens de 15 a 29 anos que possuem renda mensal de até dois salários mínimos e pessoas com deficiência. Os interessados devem preencher um formulário que está disponível nos Centros de Referência e Assistência Social dos municípios, na Caixa Econômica Federal, no endereço eletrônico  http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx ou baixar o APP da ID Jovem. Basta fazer o download do aplicativo no celular e preencher os dados para gerar o cartão virtual.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCerca de 4 mil pessoas prestigiam abertura da Praia da Santa em Tocantinópolis
Próximo artigoWanderlei Barbosa diz que Amastha forja popularidade pelas praias tocantinenses