A partir desta terça-feira, 21, os agentes culturais do Tocantins contam com uma nova ferramenta online para divulgar suas ações: o Mapa Cultural, uma plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da Secretaria de Estado da Cultura sobre o cenário cultural tocantinense. O objetivo é cadastrar todos os agentes e equipamentos relacionados a cultura.

De acordo com o secretário da Cultura, Melck Aquino, o Mapa Cultural do Tocantins vai possibilitar um grande avanço no cenário cultural. “Essa ferramenta irá reunir os eventos, projetos, espaços e agentes culturais de todo o Tocantins, permitindo um diagnóstico da Cultura no Estado e criando um referencial para novas políticas públicas no setor”, afirmou.

O gestor ressaltou ainda que para ser de fato representativo é indispensável que todos colaborem com o Mapa criando seus cadastros, sejam gestores, artistas, produtores culturais ou agentes de cultura.

O Mapa Cultura do Tocantins está disponível no endereço: mapa.cultura.to.gov.br e facilita não só a encontrar ações culturais, mas também entrar em contato com quem as faz. O tempo para realização do cadastro é de apenas dois minutos e pode ser realizado por agentes públicos e por agentes culturais de maneira colaborativa.

A plataforma Mapas Culturais é um software livre e está adequada ao padrão do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) do Ministério da Cultura, permitindo a integração de dados.

Mapas Culturais

A plataforma Mapas Culturais surgiu de uma parceria entre o Instituto Tim e a Prefeitura de São Paulo, em 2013, com o intuito de dar mais qualidade à gestão cultural do município. A partir de 2014, Mapas Culturais passou a ser adotado gratuitamente por outros municípios e estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Ceará, Blumenau-SC, São José dos Campos-SP e Sobral-CE. A ferramenta Mapas Culturais permite organizar informações sobre agentes culturais, atividades e locais relacionados a cultura em um município ou região, fazendo um mapeamento desses dados.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDupla é tirado de circulação pela PM e arma de fogo é apreendida em Araguaína
Próximo artigoAraguaína: Pavimentação asfáltica avança nos setores Noroeste e São João