As paisagens praianas que tomam conta do Tocantins neste período de férias deixam qualquer visitante indeciso ao programar seu passeio ou final de semana. Para ajudar na escolha aqui está a sugestão: Praia da Ponta, em Araguatins, na região do bico do papagaio. O rio Araguaia mostra-se em sua plenitude, águas a perder de vista, emoldurando o mais belo por do sol, dourado e poderoso, e motivo para que o turista permaneça na praia, envolvido pela arte da natureza.

A Temporada de Praias em Araguatins esquenta nos finais de semana com shows musicais com apresentações ecléticas. Para este sábado (19) e domingo (20) a programação prevê, na sequencia,  a Banda Tom de Alerta, a partir das 17 horas e Banda Saia Rodada, também neste horário.  Grupos chegando do vizinho Pará, Maranhão, Goiás e do próprio estado, aquecem a economia com um fluxo turístico em torno de 5 mil visitantes.

Uma alegria para as duas associações de barqueiros que atravessam os turistas em dois minutos aventureiros  mas com segurança,  até a praia surgida na Ilha de São Vicente. A travessia pode ser feita em voadeiras, rabetas ou em barcos tradicionais, com condutores como o aposentado Lúcio Carlos, desde criança na lida com o rio. Ele ainda prolonga o passeio com os visitantes até o Paredão do Nego Velho, uma atração a mais, e em excursões de pesca.

Araguatins tem equipamentos hoteleiros suficientes para atender os visitantes na Temporada de Praias e fora dela. Variando de simples pousadas a receptivos com acomodações de categoria internacional, a cidade tem orla bem estruturada, com restaurantes e lanchonetes. Para atender os visitantes que procuram a cozinha regional, a pedida é sentar-se debaixo de mangueiras na avenida beira-rio e saborear a panelada, o chambari ou a buchada de bode, cozidos ali mesmo por Raimundo da Luz Barros e sua mãe, e servidos a 7 reais o prato. Na praia, em 20 barracas de alimentação, o peixe reina com destaque para petiscos de tucunaré e filhote.

20140718102329_araguatins_praia_marcelo_prado_6_640x427_A Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR), distribuiu equipes de técnicos em todas as praias durante a Temporada, realizando Pesquisa para compor “Diagnóstico das estruturas das praias”, abordando pontos como situação dos banheiros, sinalização, manipulação de alimentos e bebidas, acesso, ambientes coletivos, qualidade das barracas de atendimento, limpeza, layout da montagem, coleta de lixo e segurança. Ao final, será feita a tabulação dos dados e as prefeituras receberão documento com sugestões para a próxima Temporada de Praias.

Ainda vai acontecer

19/07 – BANDA TOM DE ALERTA

Horário: 17:00       Local: PRAIA DA PONTA

20/07 – BANDA SAIA RODADA

Horário: 17:00       Local: PRAIA DA PONTA

26/07 – PAULO DE LUKA E TEODORO FILHO

Horário: 17:00       Local: PRAIA DA PONTA

27/07 – FILHINHO DE PAPAI

Horário: 17:00       Local: PRAIA DA PONTA

02/08 – BANDA MARÉ CHEIA

Horário: 17:00       Local: PRAIA DA PONTA

03/08 – BANDA FORRÓ DOS  TOP

Horário: 17:00       Local: PRAIA DA PONTA

09/08 – BANDA TCHIMBALAIÊ

Horário: 17:00        Local: PRAIA DA PONTA

10/08 – BANDA LUXÚRIA

Horário: 17:00         Local: PRAIA DA PONTA

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMicroempreendedores receberão mais de 165 mil para fomentar negócios neste verão
Próximo artigoPolicial Militar é morto em frente a sua residência com tiro de “20”