Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Tocantins acumula maior taxa de crescimento do Brasil nos últimos 20 anos
    TOCANTINS

    Tocantins acumula maior taxa de crescimento do Brasil nos últimos 20 anos

    Por Norte do Tocantins13 de junho de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Governador Wanderlei Barbosa

    O Tocantins ganha mais destaque nacional na comparação do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ao longo dos últimos 20 anos. Conforme análise dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2003 a 2022 (último ano disponível), o Tocantins e o Mato Grosso dividem a primeira colocação dos estados que mais cresceram no Brasil.

    A série histórica, com base no Sistema de Contas Nacionais do IBGE, aponta que o Tocantins teve crescimento médio anual de 4,8%, mais que o dobro da média nacional, que foi de 2,1%. O desempenho do Tocantins é resultado de bons indicadores econômicos em setores como a agropecuária, a indústria e o de serviços.

    Na agropecuária, o Tocantins chegou a crescer mais que o Mato Grosso. Enquanto o estado tocantinense avançou, em 20 anos, uma média de 8,8% ao ano, o mato-grossense teve um crescimento médio de 7,5% ao ano. No setor industrial, o Tocantins alcançou a média de crescimento de 4,6% ao ano; e no de serviços, atingiu a média de 3,3% ao ano.

    O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ressalta que os resultados refletem os avanços conquistados pelo estado nas últimas duas décadas. “Com investimentos em infraestrutura, estímulo ao empreendedorismo e apoio ao agronegócio, conseguimos mais que dobrar a média de crescimento nacional. Seguiremos firmes no compromisso de fomentar a geração de empregos, renda e oportunidades, para que, daqui a 20 anos, o Tocantins alcance resultados ainda mais expressivos”, enfatiza o chefe do Executivo.

    Entre as unidades federativas, tanto o Tocantins quanto o Mato Grosso apresentaram o maior crescimento médio anual do país, com 4,8%. O estado de Roraima, com média de 4,5%, aparece em seguida e, depois, o Piauí com 3,7%.

    O titular da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Sergislei de Moura, destaca a importância do planejamento como pilar fundamental para a construção de um estado ainda mais próspero. “Analisar os dados consolidados do PIB do Tocantins ao longo dos últimos 20 anos permite compreender o que já funcionou e apontar caminhos viáveis para o crescimento sustentável. O cálculo do PIB trimestral do Tocantins, implantado na gestão do governador Wanderlei Barbosa, representa um avanço importante e oferece uma ferramenta estratégica para tornar o planejamento público ainda mais eficiente, contribuindo com o Tocantins que queremos para o futuro da nossa população”, pontua secretário, ao acrescentar que a equipe econômica do Governo do Tocantins está atenta aos indicadores que impactam diretamente o desenvolvimento regional.

    DESTAQUE
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorAeroportos regionais vão receber R$ 1,35 bilhão em investimentos; Araguaína está na lista
    Próximo artigo Senador Eduardo Gomes destina R$ 6 milhões para recuperação de barragens do Projeto Rio Formoso
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Farm Day reúne produtores no sul do Tocantins e amplia debate sobre inovação, mercado e sustentabilidade no agro

    17 de abril de 2026

    Luana Nunes aparece novamente entre os primeiros em pesquisa eleitoral para deputada federal no Tocantins

    15 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.