Ascom

Estímulo à qualificação direcionada com mestrado e doutorado para professores, acesso ao lazer para promover saúde mental e bem-estar, criação de um programa de moradia para educadores, intercâmbios de trabalho com países que possuem escolas modelo para trazer referências e dividir experiências, são algumas das propostas para fortalecimento da educação municipal entregues pela senadora Professora Dorinha (UB) à deputada estadual e pré-candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL), nesta segunda-feira, 3.

Na oportunidade, Janad recebeu um documento formalizando as sugestões e expressou sua gratidão pela colaboração da senadora, destacando a importância da valorização dos profissionais da educação. “Receber estas propostas de alguém com a trajetória e o impacto da senadora professora Dorinha é um grande privilégio. Ela revolucionou a educação no Tocantins e acredito que, com sua orientação, poderemos alcançar grandes conquistas para a educação em Palmas. Nosso objetivo é construir um sistema educacional mais inclusivo, eficiente e acolhedor para todos,” disse Janad.

A Senadora Dorinha, que também é filha de professora e tem uma vida dedicada à educação, comentou sobre a importância de colaborar com um plano de governo que tenha a educação como prioridade. “É uma honra colaborar com alguém que acredita e vive a educação. Palmas tem um grande potencial do ponto de vista do conhecimento, da qualidade dos profissionais e da organização das escolas, mas ainda há um longo caminho pela frente. Quando a educação é prioridade, isso se reflete no compromisso de todos. As áreas de estrutura serão transformadas, mudando o destino das famílias palmenses”, afirmou.

As sugestões visam promover a equidade na educação, fortalecer a formação dos profissionais, ampliar o número de vagas nas escolas, promover a inclusão e o respeito, fortalecer a gestão escolar democrática e a articulação interinstitucional. Também incentivam a inovação e o uso de tecnologias educacionais nas escolas.

No campo da aprendizagem e inclusão, as propostas acolhidas por Janad incluem a implantação de um Centro de Educação para alunos com altas habilidades, um Centro de Educação Inclusiva, a reestruturação das escolas e ambientes de aprendizagem, horário flexível para as creches, e a realização do Prêmio de Boas Práticas no ambiente escolar.

Senadora Dorinha 

Durante sua gestão como Secretária de Educação e Cultura do Tocantins, Dorinha promoveu diversas iniciativas que transformaram o cenário educacional do estado, como a criação do Plano de Carreira e Subsídios para professores, cursos de capacitação e formação continuada, instalação das primeiras escolas de tempo integral, popularização das bibliotecas escolares, promoção da educação indígena e inclusão digital, além do inovador programa Escola Comunitária de Gestão Compartilhada. Ela ainda é reconhecida nacionalmente pela luta na aprovação do Novo Fundeb.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSuspeito de invadir casa da ex e matar o atual namorado dela com tiro é preso
Próximo artigoPreso líder de organização criminosa responsável por movimentar tráfico de drogas e promover homicídios em Palmas