A população do município de Itaguatins, região do Bico do Papagaio, contará com mais uma escola estadual. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), autorizou nessa sexta-feira, 17, a Ordem de Serviço para a conclusão das obras da nova unidade de ensino. Serão investidos nesta etapa aproximadamente R$ 3 milhões, com recursos estaduais.

A construção da escola teve início no ano de 2009 e foi interrompida em 2013, parada há 9 anos. A gestão atual da Seduc decidiu retomar e concluir a unidade padrão, que inclui oito salas de aula, guarita, quadra poliesportiva coberta, casa de bombas, central de gás e paisagismo, além da implantação do Projeto de Prevenção de Combate a Incêndio e Pânico (PPCIP). Os banheiros e as estruturas de cobertura, já construídos, passarão por reforma.

Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), Itaguatins possui cerca de 6 mil habitantes. Situada no extremo norte do Tocantins, a cidade conta com o Colégio Estadual Olavo Bilac, com 438 alunos matriculados, do 7° ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. O prédio desta unidade foi construído há 44 anos, portanto é antigo e não atende plenamente as necessidades da população e dos educadores.

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reforçou a importância da construção da unidade escolar de Itaguatins e reiterou o compromisso de entregar a escola pra comunidade. “Queremos oferecer às pessoas uma escola salubre e que dê boas condições para os nossos estudantes e professores”, afirmou o Chefe do Executivo.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, lembrou que o Governo do Tocantins, por meio da Seduc, já entregou em sua gestão cerca de 60 obras. Ele afirmou ainda que a comunidade escolar de Itaguatins será atendida com prioridade, pois o Colégio Estadual Olavo Bilac, único a oferecer ensino médio no município, não está em boas condições. “A conclusão da nova escola não está difícil e, por isso, nossa meta é iniciar 2023 com, pelo menos, as salas de aula e os setores administrativos em funcionamento”, destacou.

De acordo com o diretor Regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho de Souza, existe uma demanda reprimida e um índice de evasão escolar preocupante na região. “Estamos fazendo um trabalho de busca ativa desses estudantes em Itaguatins e, com a nova unidade estudantil, conseguiremos resgatá-los para os estudos”, garantiu.

Para os moradores, a conclusão e a entrega da nova escola gera expectativa há mais de uma década. Andressa Mendes de Souza, de 20 anos, nasceu e estudou na cidade. Ela relembra que sentia falta de um ambiente mais espaçoso, acolhedor e com mais estrutura para os alunos. “Já estou na faculdade, mas minha irmã Amanda, de 12 anos, vai poder estudar em lugar bem melhor”, comemorou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMauro Mota debate com IFTO criação de cursos técnicos na área de mineração
Próximo artigoGoverno do Tocantins participa de ação que leva cidadania para a população indígena em Formoso do Araguaia