Foto: MPE
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia, ingressou com Ação Cautelar Ambiental em face do Naturatins, requerendo que o órgão suspenda as outorgas e autorizações de operações de barramentos para retirada de água destinada à atividade econômica de subirrigação, no Rio Dueré.
O pedido é baseado em novas denúncias e vídeos, que retratam a situação crítica do Rio Dueré, em diversos trechos, bem como informações técnicas sobre vazão e nível, que apontam que a contínua mortandade de peixes na região se deve à interrupção do fluxo de água do rio, causado pelos referidos barramentos para produção em larga escala.
A atuação do MPTO, no caso em específico, iniciou-se no começo deste mês, após a constatação da mortandade de centenas de espécies subaquáticas, em um trecho do rio localizado uma propriedade rural detentora de barramento precário e rudimentar. Tal situação resultou em decisão judicial em desfavor do empreendimento, na qual a requerida desmobilizou a elevatória. No entanto, apenas esse procedimento não foi suficiente para permitir o extravasamento da água.
Em operação na região, o Naturatins realizou vistoria em toda a área e verificou a existência de algumas espécies de peixe mortos na jusante de uma barragem, próxima ao talude e no leito do rio. Todavia, não foram relatadas atuações em desfavor dos demais barramentos no curso do Rio Dueré.
O promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior também cita, na ação cautelar, outra irregularidade por parte dos empreendimentos, visto que a maioria das grandes bombas de captação instaladas no Rio Dueré não estão transmitindo dados para o Sistema de Gestão de Alto Nível da UFT/IAC, em desconformidade com acordos celebrados em Ação Civil Pública proposta pelo MPTO.
“Não há outra solução senão a intervenção judicial para que o Rio Dueré e a Bacia do Rio Formoso sejam resguardados e as espécies aquáticas sejam protegidas. Também inexistem dúvidas quanto ao impacto ambiental atual ocasionado pela operação dos barramentos e pela utilização de recursos hídricos em larga escala no Rio Dueré, mediante imensas bombas de captação”, afirmou o promotor de Justiça.
Comentários do Facebook
Artigo anteriorFiscais investigam denúncias de extração ilegal de madeira no Parque do Cantão
Próximo artigoGrupo de trabalho criado pelo Governo do Tocantins irá auxiliar prefeituras na campanha de vacinação contra a Covid-19