A Prefeitura de Araguaína recebeu mais 16 ventiladores pulmonares na última sexta-feira, 19, e ampliará o atendimento no Hospital Municipal de Campanha (HMC) nesta semana. Desses equipamentos, 10 são adquiridos via Sistema Único de Saúde (SUS) e seis foram doados pelo empresário e suplente do Senado Ogari de Castro Pacheco, com articulação do senador Eduardo Gomes.

Os seis equipamentos doados por Pacheco são ideais para o tratamento de pacientes com sintomas moderados da doença, nível que já é atendido no HMC, e os outros 10 do SUS têm capacidade funcional para abertura da unidade de terapia intensiva (UTI).

A implantação da UTI para adultos em uma unidade municipal do Tocantins é inédita, sendo que Araguaína já possuiu leitos de UTI exclusivos para o tratamento de crianças com covid-19 no Hospital Municipal Eduardo Medrado (HMEM).

Mais leitos

Os equipamentos adquiridos serão usados para ampliar o atendimento aos pacientes que são internados no HMC, com previsão para funcionamento de 15 novos leitos clínicos e cinco de UTI já nesta semana. A Secretaria Municipal da Saúde ainda instalará mais cinco leitos de UTI nas próximas semanas.

Araguaína é o único município do Tocantins a instalar leitos exclusivos para à pandemia e chegará a 40 leitos na HMC. Além desses, ainda tem mais 60 leitos planejados com a construção primeira etapa do prédio próprio do Hospital Municipal Eduardo Medrado, até setembro.

Credibilidade

Desde o início das ações de combate ao novo coronavírus, a Prefeitura de Araguaína vem recebendo apoio de diversos parceiros.

Essa não foi a primeira doação de Pacheco, que já havia destinado outros quatro respiradores ao Município, também com articulação do senador do Tocantins Eduardo Gomes.

As prefeituras de Colinas, Goiatins, Campos Lindos e Wanderlândia viabilizaram o empréstimo de equipamentos para a implantação do Hospital Municipal de Campanha (HMC), além da destinação de recursos pelo senador Eduardo Gomes e deputado federal Tiago Dimas.

Também para o HMC, a Prefeitura recebeu a colaboração do Grupo Nosso Lar, no valor de R$ 350 mil; doação de 10 respiradores pelo suplente de senador Ogari Pacheco; 100 camas clínicas do frigorífico JBS.

Para o atendimento nas unidades de referência aos pacientes com sintomas de covid-19, o Município recebeu testes rápidos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e eletrodomésticos para o Posto de Coleta doados pela empresa Minerva Foods; mais testes rápidos, EPIs, três monitores e uma unidade de aquecimento foram doados pela Gelnex.

O Ministério Público do Trabalho em Araguaína (MPT-TO) colaborou com a destinação de recurso à Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc) para a aquisição de insumos para a fabricação de fraldas e 2.600 kits de higiene e limpeza para distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade social e a Justiça Federal fez a doação de R$ 69,4 mil para a aquisição de insumos como máscaras, álcool em gel, luvas e medicamentos. (Marcelo Martin)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantins chega aos 100 dias de pandemia com um dos menores índices de letalidade da região norte
Próximo artigoLotofácil passará a ter 6 sorteios semanais