Uma das ações do evento foi o anúncio do Decreto de Situação de Emergência Ambiental que declara a situação de risco de desastre ambiental

O vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa, participou da abertura oficial da 25ª Semana do Meio Ambiente do Tocantins. A solenidade aconteceu na tarde desta terça-feira, 4, Sala de Reuniões do Palácio do Araguaia.

Durante o evento, o Governo do Estado lançou a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas no Tocantins que este ano leva o tema Queimadas – Chamas, Sofrimento e Prejuízos. Também anunciou diversas ações voltadas à preservação ambiental que ocorrerão no decorrer da Semana de Conscientização do Meio Ambiente.

O vice-governador ressaltou que a preocupação do Governo com os focos de queimadas nessa época do ano é grande, pois o Estado está enfrentando uma seca severa, que pode se agravar ao longo dos meses. Disse ainda, que o Governo do Tocantins tem a consciência e estar à disposição nessa luta de preservação e conscientização ambiental. “Ressalto a importância desta semana de discussão para o combate firme contra as queimadas e desmatamento e assim evitar perdas ambientais e preservar a saúde das famílias tocantinenses, prejudicada pela fumaça das queimadas”.

Na ocasião, o Governo do Tocantins e a instituição americana 8 Billion Trees (EUA), empresa que realiza um trabalho de recuperação de áreas degradadas em todo o mundo, através de investimentos financeiros, assinaram um acordo de cooperação técnica.

Ainda na solenidade, o Ministério Público (MP), representado pelo procurador de Justiça, José Maria da Silva Júnior, fez a apresentação do Programa Chega de Lixão. Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Reginaldo Leandro da Silva, falou sobre a poluição do ar que tanto afeta negativamente e é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Participaram da solenidade, o secretário do Meio Ambiente, Renato Jayme, o presidente da Organização 8 Billion Trees, Jon Chambers, o comandante do Corpo de Bombeiros Reginaldo Leandro da Silva, o presidente do Naturatins Marcelo Falcão Soares, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) conselheiro Severiano Costandrade entre outras autoridades.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno prevê criação de Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado no Tocantins
Próximo artigoDefesa Civil abre trabalhos do Dia “D” de Prevenção a Queimadas e Incêndios Florestais