Usina Luís Eduardo Magalhães em Lajeado/TO - Foto: JRenildo - Norte do Tocantins
Usina Luís Eduardo Magalhães em Lajeado/TO – Foto: JRenildo – Norte do Tocantins

Em cumprimento às regras nacionais e internacionais de segurança em barragens, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) estuda a possibilidade de exigir da Investco, companhia responsável pela operacionalização da Usina Luís Eduardo Magalhães, a instalação de um sistema de alerta com sirenes, bem como a estruturação de um plano de evacuação eficaz para o caso de rompimento ou outra falha estrutural na barragem da Usina.

No dia 29 de janeiro deste ano, a Promotor de Justiça de Tocantínia, João Edson Souza, instaurou Inquérito Civil Público (ICP) para verificar se a empresa cumpria as medidas de segurança exigidas. Notificada, a Investco apresentou como resposta o Plano de Ação de Emergência (PAE), que abrange os municípios de Lajeado e Tocantínia.

Foi agendada uma reunião para o próximo dia 08 de julho, onde serão convocados representantes da Investco e da Defesa Civil do Estado para discutir as medidas a serem efetivadas e os fatos ocorridos na madrugada desta segunda-feira, quando boatos sobre abalo estrutural da Usina de Lajeado deixaram moradores em pânico.

Usina Luís Eduardo Magalhães em Lajeado/TO – Foto: Norte do Tocantins
Comentários do Facebook
Artigo anteriorMaior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas
Próximo artigoDois estudantes do IFTO Araguatins são apreendidos com notas falsas