O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, afirmou que pretende levar o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) aos 139 municípios do Estado. Atualmente, o Proerd está presente em 104 municípios e já formou cerca de 400 mil crianças desde a sua implantação. A declaração ocorreu na manhã desta quinta-feira, 13, durante a formatura de 875 alunos no Proerd, oriundos de sete escolas de Palmas.

 “É um compromisso do nosso governo em levar o Proerd para os 139 municípios. Nós reconhecemos a importância desse programa que trabalha firme para orientar nossos filhos para que eles possam iniciar a vida com uma boa educação e com firmeza contra esses males que são as drogas. A nossa Polícia Militar está de parabéns por esse trabalho tão importante para todos nós”, disse o Governador.

 O vice-governador Wanderlei Barbosa também destacou a relevância dos resultados do Proerd para o futuro dos formandos e de suas famílias. “É um programa para formar condutas e esse é um momento para o futuro. Tenho certeza que a partir de agora, todas essas crianças estão preparadas para o mundo”, declarou o Vice-governador.

 O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras, afirmou que o Proerd é o maior programa de prevenção às drogas do mundo e os resultados dos ensinamentos no curso impactam também suas famílias. “Coloquem em prática os ensinamentos que foram repassados, pois tenho certeza que ainda viverão muitas formaturas, mas essa, será uma das mais especiais da vida de vocês”, afirmou.

 A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, agradeceu a parceria com o Governo do Estado, através da Polícia Militar e da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, pela parceria na execução do Programa e afirmou que além de formandos, os alunos passarão a ser replicadores dos ensinamentos visando o combate e a prevenção ao uso de drogas.

 Presentes

Também prestigiaram a solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; o defensor público geral, Fabio Monteiro; os deputados estaduais Léo Barbosa, Cleiton Cardoso e Cláudia Lélis; a coordenadora do Proerd, coronel Alaídes Pereira Machado; secretários de Estado e presidentes de autarquias.

Proerd

É um programa de caráter preventivo social, posto em prática pela Polícia Militar na rede de ensino público e privado, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência. Desenvolve quatro currículos, sendo eles para: Educação Infantil (Jardim I e II) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ano); 5º Ano e 7º Ano, e o currículo para pais. O Currículo Base é o do 5º Ano, pois é uma fase de muita curiosidade e abertura para novos conhecimentos e na sua grande maioria as crianças ainda não tiveram contato com as drogas.

O programa é aplicado por meio do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, as quais implicam, com bastante ênfase, a resistência as pressões cotidianas ao uso de drogas e a violência.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSISEPE-TO encerrará o expediente às 13 horas em razão do Mundial Feminino
Próximo artigoGuaraí terá polo da Universidade do Norte do Tocantins, prefeita comemora aprovação no Senado