Devido à medida provisória editada pelo Governador do Estado, a qual concede 0,75% de revisão geral para o salário dos servidores públicos estaduais, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) apresentou nesta terça-feira, 25, um requerimento solicitando o reajuste da data-base dos servidores públicos estaduais no percentual solicitado pela categoria ou, que ao menos seja concedido observando a inflação de 2018.

Medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a inflação acumulada no período de março de 2018 a fevereiro de 2019 foi de 3,89%, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 12 de março de 2019. O INPC é utilizado normalmente como referência para medir a inflação e os reajustes salariais no país.  O Sindicato dos Servidores Públicos solicitou a concessão no percentual de 5,014%.

“Em relação à data-base proposta pelo chefe do Executivo Estadual, a Constituição Federal prevê a data-base como um direito dos servidores. É necessário analisar então como está sendo gerido o dinheiro público para justificar a inexistência de recurso para reajuste salarial. A perda salarial não pode ocorrer, o Governo precisa rever essa situação e dar ao servidor o que é seu de direito”, ressaltou Geo.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm reunião com Governador Carlesse, empresários chineses demonstram interesse em investir mais no Tocantins
Próximo artigoExecutivos anunciam início das operações da Ferrovia Norte-Sul, entre Anápolis e Porto Nacional