Câmara dos deputados
Câmara dos deputados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 26, o Projeto de Lei nº 7.544/2017 do deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO), que reconhece o Artesanato em Capim Dourado como manifestação da cultura nacional.

O autor do projeto explicou que o artesanato feito na Região do Jalapão é herança de tradição indígena mantido pelas comunidades quilombolas que se refugiaram no local no século XVIII e desenvolvido pela população até os dias atuais.

“Hoje, o artesanato em Capim Dourado agrega aspectos  socioeconômicos, gerador de renda para o sustento das comunidades locais, além de preservar a cultura que é passada de geração em geração”. O parlamentar frisou que os produtos artesanais em Capim Dourado traduzem a identidade, simpatia e cultura dos jalapoeiros.

Relatora do projeto, a deputada federal Flávia Arruda lembrou que o Capim Dourado leva a manifestação cultural não só para o País, mas para o mundo. “Quero parabenizar o autor do projeto, frisar que a iniciativa é válida e que reconhecer o artesanato em capim dourado como manifestação cultural é mostrar para o mundo que valorizamos o trabalho destas pessoas que levam a nossa cultura e arte para o mundo por meio da exportação dos seus objetos”.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do Tocantins antecipa pagamento de servidores
Próximo artigoSenado aprova ampliação da posse de armas em propriedades rurais