Deputado Estadual Ricardo Ayres

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) apresentou, na manhã desta quarta-feira, 26, um Projeto de Lei que propõe a inclusão de dados de diversos documentos na carteira de identidade ou Registro Geral (RG). Uma Lei, já sancionada, de autoria do parlamentar, regulamenta a inclusão do tipo sanguíneo e o fator RH nos RGs expedidos no Tocantins.

A proposta apresentada pelo parlamentar visa permitir que a nova carteira de identidade inclua informações de outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação – CNH; título de eleitor; carteira de trabalho; registro funcional ou profissional; identidade de contribuinte do Imposto de Renda; certificado militar, NIS/PIS/PASEP, certidão de nascimento (com resumo de comarca, cartório, livro, folha e número do registro). “A inclusão dessas informações vem a facilitar o acesso e o atendimento dos requerentes em órgão e entidades. As pessoas não precisarão andar com aquele monte de documentos na carteira”, explicou Ricardo Ayres

Dados de Saúde

Também poderão estar descritos na emissão do RG dados sobre o tipo sanguíneo; informações sobre condições especiais de saúde; alergias e a manifestação de ser doador de órgãos. “Nossa intenção é unificar as informações em um documento só, assim facilitaria também o atendimento de saúde e ajudaria até a salvar vidas”, ressaltou o parlamentar.

Outro ponto que Ayres destaca é que com a unificação dos documentos, além da desburocratização e ampliação da acessibilidade, o cidadão terá maior economia de tempo e dinheiro. “Com isso também estaremos dificultando a falsificação e duplicidade de documentos, trazendo assim mais segurança para as pessoas”, concluiu. Este tipo de documento já utilizado em outros Estados, como no Maranhão.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorExecutivos anunciam início das operações da Ferrovia Norte-Sul, entre Anápolis e Porto Nacional
Próximo artigoVereador de Palmas pede mais investimento do poder público em saúde mental