Foto:Reprodução Tv Anhanguera

Em cinco cidades do Tocantins existem mais eleitores do que habitantes. Um estudo da Confederação Nacional de Municípios revela que Chapada de Areia, localizada na região central do estado, é a cidade que apresenta mais diferença. Lá, são 1.935 eleitores e 1.407 moradores. No próximo domingo, 24, os tocantinenses vão às urnas novamente para o 2º turno da eleição suplementar escolher o governador que comandará o estado até o fim do ano.

A situação é a mesma em Oliveira de Fátima, Lajeado, Fortaleza do Tabocão e Monte Santo do Tocantins. Veja a relação:

Foto:Reprodução Tv Anhanguera

O advogado especialista em direito eleitoral Marcelo Cordeiro disse que um dos motivos dessa realidade pode ser o crime eleitoral. “O candidato a governador ou os candidatos a deputados estaduais, deputados federais, candidatos a prefeitos e vereadores têm interesse específico em ter uma maior votação naquele município e eles então começam a captar eleitores de outras cidades através de relação de amizade, relações de parentesco para votar especificamente naquele município. Isso configura uma fraude eleitoral, pode gerar vários tipos de processos e não é aceito pela legislação eleitoral”.

Se houver denúncia de crime eleitoral pode ser feita uma revisão. “Caso alguém entenda que está tendo algum excesso de eleitores naquele município, o TRE pode determinar uma revisão do eleitoral para confirmar a quantidade de eleitores no município e o próprio TSE pode terminar que se faça uma revisão se verificar que está uma quantidade excessiva de eleitores com relação a quantidade de habitantes no município”. (Fonte: G1)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJovens que apoiaram Amastha em Araguaína agora estão com Vicentinho
Próximo artigoMagno Malta líder da bancada evangélica no Senado visita o Tocantins em apoio a Vicentinho