Centro de Quimioterapia da Oncoradium no HRA
Centro de Quimioterapia da Oncoradium no HRA

De janeiro de 2017 até março de 2018, mais de 8600 atendimentos quimioterápicos foram feitos na rede pública de saúde em Araguaína, uma média de 600 por mês. Quem precisa de tratamento especializado para o câncer na cidade recebe todo o suporte conforme indicação médica, seja ela para procedimento de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia. Atualmente, não há fila de espera por consultas ou atraso nos tratamentos por falta de medicação.

Os atendimentos clínicos da Oncoradium somaram mais de 10 mil no mesmo período (janeiro/2017 a março/2018). Essas consultas são especializadas em Oncologia Clínica e Hematologia. Além disso, Araguaína também recebe toda a demanda das cidades do entorno, em um raio de 400 quilômetros, já que as únicas cidades com suporte para tratamento de câncer no Tocantins são Palmas e Araguaína.

A empresa Oncoradium é a responsável por isso e oferece os atendimentos nas dependências do Hospital Regional de Araguaína (HRA). A estrutura inclui dois consultórios, uma sala para coleta, um espaço para a quimioterapia comum com 11 leitos (poltronas) disponíveis e mais sete para quimioterapia infusional, para pacientes internados.

Segundo a administradora da unidade da Oncoradium em Araguaína, Janaína Nasser Santana, os pacientes diagnosticados com câncer recebem todo suporte para tratamento totalmente gratuito via SUS.

“Temos uma demanda expressiva e acolhemos com tratamento humanizado, estrutura social e física, além de especializada, de alta qualidade. Apesar dos pacientes de Araguaína terem que se deslocar quando há a necessidade da radioterapia, o translado fica a cargo do Estado e os pacientes são acolhidos por uma casa de apoio que é parceira da Oncoradium”, ressalta Janaína.

Os pacientes são encaminhados para os centros especializados por meio da regulação estadual, que define qual centro é mais próximo para deslocamento do paciente.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorNa Expoara, Carlesse destaca apoio ao produtor e a importância da industrialização para gerar empregos
Próximo artigoAcadêmica tem veículo roubado quando saia de Faculdade em Palmas