A Justiça Eleitoral tocantinense iniciou o processo de verificação dos locais de votação no Estado certificando se estão aptos para receberem os eleitores. O procedimento é feito nos anos de realização das eleições. Ao todo serão vistoriados no Tocantins 915 Colégios Eleitorais.

As vistorias em Palmas vêm sendo feitas desde o início do mês. Na tarde desta terça-feira, 14, os servidores do 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Michel Araújo Leão Moraes e José Querido dos Santos verificaram as dependências da Escola Estadual Madre Belém, na quadra 604 Sul. A capital conta com 90 locais de votação.

De acordo com o chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Adielson Gonçalves, a vistoria no local de votação serve para verificar se ele tem condições para funcionar no dia das eleições. “Verifica-se as instalações elétricas e hidráulicas, se os banheiros estão funcionando, se o local é acessível, se a escola tem segurança, entre outros”, destacou.

Gonçalves explicou ainda que caso a averiguação mostre que o local não esteja de acordo com o necessário para a realização das eleições, o procedimento adotado é comunicar ao diretor da escola e saber se as falhas podem ser solucionadas até Pleito. “Se o problema comprometer a realização da votação o local é substituído”, acrescentou.

Nesta terça-feira a chefe de cartório de Ponte Alta do Tocantins, Helaine Christina, vistoriou o local de votação na Colonização Panambi, município de Mateiros, localizado na divisa do Tocantins com a Bahia.

Procedimento das vistorias

Durante a verificação dos locais de votação é preenchido um formulário contendo dados do local, o responsável e os telefones de contato, quantidade de salas existente, se os banheiros e instalações estão adequados.

No formulário também é possível colocar fotos do local dentro do sistema para que a qualquer momento se possa acessar, ter contato com o local e verificar se o mesmo tem a quantidade de sala necessária para montar as sessões. Além disso, outra vantagem do formulário é manter a base de dados histórica para as próximas eleições.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTemporada 2016 da praia da barra em Guaraí traz muitas novidades
Próximo artigoBolsonaro no Tocantins, movimentos se organizam para protestos