Josi Nunes (PMDB)
Josi Nunes (PMDB)
Josi Nunes (PMDB)

A deputada federal Josi Nunes(PMDB/TO) usou a tribuna durante a sessão não deliberativa desta segunda-feira,08, na Câmara Federal, para tratar sobre as demandas da Educação do Estado do Tocantins. “Eu já utilizei esta tribuna em outros momentos e já afirmei aqui, a real situação do Estado. O nosso Governador Marcelo Miranda recebeu o Estado do Tocantins com graves problemas financeiros. Na área da educação, não foi diferente. A situação encontrada pelo nosso Governador tem feito com que ele busque resolver várias demandas no nosso Estado. Ele está buscando resolver, organizar a Casa, organizar a questão financeira, organizar a questão orçamentária”, afirmou.

A parlamentar fez questão de frisar sobre o pagamento das progressões de 2013 e 2014, que deveria ter sido feito pela gestão anterior,além de outras reivindicações da categoria. “Nós estamos enfrentando uma série de demandas da categoria da educação como: pagamento das progressões de 2013, 2014 que estão atrasadas. As progressões não foram pagas, não foram cumpridas pela gestão anterior.  Outra grande demanda enfrentada  por nossos educadores do Estado do Tocantins,  é a equiparação salarial dos professores normalistas com os professores da educação básica e o pagamento da data-base”, frisou.

A peemedebista ressaltou ainda, o diálogo que vem tendo com o Governo do Estado para que todas essas questões sejam resolvidas. “Eu estou, de forma permanente, dialogando com o Governador Marcelo Miranda, com os Secretários da Educação e da Administração e com o Presidente do Sindicato dos Professores no Estado, o Sr. Roque. Eu tenho feito isso desde que começou este Governo. Nosso objetivo é continuar dialogando. Entendo que o Estado  está  em um momento muito difícil por causa das questões financeiras, mas tenho certeza de que através do diálogo, através da conscientização e através da sensibilidade de todas as partes, nós conseguiremos resolver estas questões”, ressaltou.

Ao finalizar,  Josi, mais uma vez, reafirmou seu compromisso com a Educação tocantinense relembrando  que essa foi sua principal bandeira como deputada estadual.“Na Assembleia Legislativa, durante 4 mandatos, a educação  foi a nossa principal bandeira, e continuará sendo aqui. Mesmo aqui em Brasília, estarei atenta, constantemente, às questões do nosso Estado com relação a todas as áreas, mas, principalmente, com relação à educação. Então, quero, aqui, deixar registrado que esses educadores podem contar sempre com o nosso apoio”, completou.

Lei nº 8.317

Ainda nesta segunda, Josi solicitou ao parlamento a apreciação do Projeto de Lei nº 8.317, de 2014, que cria, para o Estado do Tocantins, duas varas federais.

De acordo com a deputada, o projeto em apreço, que já foi protocolado na Casa, em 18 de dezembro de 2014, é de extrema necessidade para a população Tocantins, uma vez que as varas a serem criadas serão responsáveis pelo atendimento das demandas de mais de um milhão e cem mil habitantes na região. “È importante salientar que o projeto tem parecer pela sua aprovação e foi emitido pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Então, desta forma, eu espero contar com o apoio desta Presidência, dos Líderes dos Parlamentos desta Casa, para que possamos apreciá-lo”,salientou.

Parabenizando

Na oportunidade, Josi  parabenizou o Sindicado Rural de Gurupi na pessoa do seu presidente, João Batista de Oliveira (João do Claudio), por ter organizado a 43ª Exposição Agropecuária que aconteceu no período de 22 a 31 de junho  e também, a cidade de Araguaína, que realiza de 4 a 14 de julho a 47ª Exposição Agropecuária do município,  a EXPOARA.

A peemedebista também saudou os municípios de Figueirópolis, Bernado Sayão, Combinado, Natividade e Palmeirópolis  que completam mais um ano de Emancipação Política.

O Tocantinópolis Esporte Clube, que sagrou-se como grande campeão do Campeonato Tocantinense de Futebol neste domingo, 07,  também foi parabenizado pela parlamentar. “Meu abraço aos jogadores, comissão técnica e a todos moradores daquela cidade que eu represento neste parlamento”, finalizou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeito e secretário de Finanças de Esperantina são alvos da justiça por desvio de verbas públicas
Próximo artigoEtapa regional dos Jets começa nesta quarta em Araguaína e Miracema