Audiência pública solicitada pelo deputado Wanderlei Barbosa discute greve da educação
Audiência pública solicitada pelo deputado Wanderlei Barbosa discute greve da educação
Audiência pública solicitada pelo deputado Wanderlei Barbosa discute greve da educação

Realizada na Assembleia Legislativa na manhã desta sexta-feira, dia 19, a audiência pública da Educação reuniu líderes do movimento grevista, da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Tocantins (Sintet), de deputados e representantes do governo estadual.

Com o objetivo de discutir propostas para o fim da greve dos professores e o retorno das aulas na rede estadual de ensino, o debate foi conduzido pelo deputado Wanderlei Barbosa (SD), presidente da Comissão de Educação e autor da proposta que solicitou a audiência, e contou com a participação dos parlamentares Eli Borges (PROS) e Josi Nunes (PMDB).

Ao abrir a discussão, o presidente do Sintet, José Roque, apresentou as principais reivindicações da categoria, como o pagamento atrasado das progressões de 2013 e 2014, a inclusão do reajuste de 2015, a data-base e a realização de forma democrática, com a participação dos professores, da eleição dos cargos de diretorias de escolas. “Estamos aguardando uma proposta coerente do Governo que atenda às solicitações da classe, pois já são 90% dos alunos, cerca de 160 mil sem aula, devido à greve”, destacou.

Para Wanderlei Barbosa, a intenção do Parlamento é mediar o acordo entre trabalhadores e governo estadual para que os estudantes não sejam prejudicados. “Não podemos permitir que a greve continue. Essa audiência pretende chamar a atenção da gestão para que trate com a devida importância a classe da Educação e formalize uma contraproposta condizente com as reivindicações”, enfatizou.

Representando a Secretaria da Educação, o superintendente Maurício Reis afirmou que o órgão trabalha a fim de melhorar a proposta aguardada pelos professores. Adiantou, porém, que os valores serão pagos em menores parcelas, respeitando as condições financeiras do Estado, e que a previsão é de que a proposta seja encaminhada ainda nesta sexta à diretoria do Sintet.

Por sua vez, a deputada Josi Nunes garantiu total apoio à categoria, mas comentou que, apesar do esforço, não acredita que o Governo possa atender a todas as solicitações. “Com vistas a melhorar a proposta do Governo, marquei uma audiência nas secretarias da Educação e da Administração para tratar do assunto. Entretanto, com relação às progressões atrasadas desde 2013, é compreensível que o Executivo não consiga regularizar todas as pendências de uma só vez”, destacou.(Dicon/AL)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorBURITI: Polícia apreende pedras de crack e maconha; traficantes são levados para a Delegacia
Próximo artigoPecuária paga 30,79% a mais de ICMS no primeiro quadrimestre de 2015 no Tocantins