Começam a operar neste sábado, 13, um total de cinco equipamentos eletrônicos instalados em Araguaína e um radar móvel. As modificações no trânsito da cidade vão contribuir para melhorar a mobilidade e oferecer mais segurança para veículos e pessoas que utilizam as ruas da cidade. A instalação dos radares começou ainda no mês passado e registrarão as placas dos veículos que excederem a velocidade máxima permitida.

De acordo com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Araguaína (AMTT), os radares serão instalados em vias com grande fluxo de veículos e pessoas, como é o caso da Flor de Liz, Marginal Neblina, Cônego João Lima, Avenida Filadélfia e Santos Dumont. As intervenções estão sendo feitas pelas equipes da Prefeitura.

Equipamentos

Ao todo serão 67 equipamentos de conscientização do trânsito. No primeiro momento, serão instalados 28 radares fixos de velocidade, capazes de fotografar a placa dos veículos que excedem a máxima permitida e comprovarão a infração quanto as multas dos condutores transgressores. Além dos 5 pontos que serão instalados nessa primeira etapa, a Prefeitura também está adquirindo um radar eletrônico móvel, capaz de capturar imagens de até duas avenidas simultaneamente.

“Quando um veículo passa, feixes infravermelhos e sensores calculam a velocidade e aciona a câmera que capta as imagens dos veículos que estiverem acima do permitido no local. O sistema é independente para cada faixa, ou seja, se dois carros passarem ao mesmo tempo um do lado do outro em um radar, ele consegue diferenciar a velocidade”, disse o presidente da AMTT, Gustavo Fidalgo.

Nos próximos meses, também devem ser instaladas 10 lombadas eletrônicas (redutor de velocidade), que medem a velocidade dos veículos, e mais 28 radares mistos fixos de avanço e velocidade nas faixas de pedestres e semáforos, que irão fotogravar motoristas que pararem sobre a faixa, avancem sinais vermelhos ou ainda que estiveram acima da velocidade permitida na via. “Com os novos equipamentos queremos conscientizar e educar o araguainenses a transitarem dentro da velocidade permitida nas vias evitando assim acidentes e atropelamentos de pedestres”, finalizou Fidalgo.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAraguaína: curto-circuito deve ter sido a causa de incêndio em loja de enxovais
Próximo artigoAraguatins: Comando da 4ª CIPM participa de reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo