Um dos grandes destaques do primeiro dia da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) foi o Pavilhão da Pecuária. O local abriga uma variedade de animais bovinos, ovinos e caprinos, que estão em exposição para os visitantes admirarem, conhecerem e também negociarem. A diversidade de raças e a qualidade dos exemplares apresentados são um reflexo do trabalho e dedicação dos pecuaristas da região.

No Pavilhão da Pecuária é possível encontrar bovinos de corte e leite (touro e vaca); ovinos da raça Santa Inês e Dorper (ovelhas); e caprinos dos tipos Saanen, Boer e Anglo (cabritos). Aproximadamente 400 animais ocupam o espaço que conta com estrutura de 30 currais para gados de corte, 12 para gados de leite e 70 baias para ovinos e caprinos.

Outro ponto forte do pavilhão são as políticas de certificação genética aplicadas nos animais que serão comercializados. O certificado possibilita a garantia da qualidade genética do animal, sendo um documento emitido pelo Governo Federal.

O agropecuarista José Luiz trouxe 10 touros, todos com certificação de superioridade genética. Os gados comercializados por ele possuem o certificado da marca do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) e ainda o certificado da ANCP (Associação Nacional de Criadores de Criadores e Pesquisadores). Essa é a quinta vez que José Luiz participa da Feira e para esse ano a expectativa é superar os anos anteriores, o que representa mais uma justificativa para expor animais de qualidade. “Estamos muito positivos. Nosso intuito é a prospecção, queremos mostrar uma genética de gado diferente e de qualidade”, afirma o agropecuarista.

Já a agropecuarista Carmélio Alcântara, trabalha com ovinos da raça Santa Inês. Ela participa há 15 anos da Agrotins e nesta edição fez questão de trazer as suas ovelhas para a comercialização. “Eu trouxe 12 ovelhas e tenho muita expectativa até o último dia da feira. Estamos há vários anos aqui, já que a Agrotins é uma vitrine, sempre nos sentimos otimistas”, completa.

No Pavilhão da Pecuária, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto as raças que se destacam no cenário agropecuário do Tocantins. Além disso, podem aprender mais sobre o manejo, seleção e melhoramento genético utilizadas pelos produtores. A exposição dos animais reflete o compromisso e a dedicação dos agropecuaristas em aprimorar suas criações e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário do estado.

O diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), José Américo, enfatizou a relevância do Pavilhão da Pecuária para o desenvolvimento do setor, fortificando ainda mais a missão e compromisso da Agrotins. “Esse pavilhão mostra a preocupação com o setor pecuária e com a economia do Estado. Esperamos que a comercialização seja bem maior do que no ano passado, pois nesse primeiro dia já vimos um bom movimento por aqui”, disse.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador Wanderlei Barbosa determina criação de comissão para resolver regulação no HGP e disponibiliza área para Hospital Municipal de Palmas
Próximo artigoSenacon vai monitorar preços de combustíveis no Brasil